Subscribe Us

header ads

A cada dois dias, 1 acidente com motocicleta foi registrado em Umarizal em 2015, diz instrutor

Foto: Reprodução
A cada 67 habitantes, 1 sofreu acidente de motocicleta em 2015 no município de Umarizal e em 80% dos casos a ingestão de bebida alcoólica contribuiu para registro da ocorrência, segundo dados do Centro de Saúde Dom Elizeu Mendes (CSDEM), repassados ao O UMARIZALENSE pelo instrutor e consultor em trânsito Raphael Luiz nesta terça-feira, 22. No total, de Janeiro à Dezembro, 160 acidentes foram registrados.

Em artigo denominado ‘Você acha o trânsito de Umarizal seguro?’, Raphael frisa ainda que os dados são de casos envolvendo apenas acidentes com motos “e que tiveram entrada no posto de saúde Dom Elizeu Medes de Janeiro a dezembro de 2015”. Os dados foram repassados ao instrutor pelo ex-diretor do CSDEM, Charlles Kennedy. Outros dados relevados pelo consultor é que a cada dois dias, 1 acidente foi registrado em 2015 e 61% dos casos tiveram como vítimas pessoas na faixa etária entre 20 e 49 anos.

Para Raphael os números podem ser ainda mais elevados, já que em vários acidentes, a vítima não procura o Centro de Saúde. “Tenham plena certeza que os índices são muito mais altos, tendo em vista a quantidade de acidentes que a vítima não se deslocou ao posto de saúde”, assegura.

O instrutor avalia que para que Umarizal tenha um trânsito adequado, com cidadãos conscientes e respeitando as leis seria necessário a municipalização do trânsito, onde o município, no caso a prefeitura, passaria a cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, além de ter a responsabilidade de planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais.

“Porém, Umarizal precisa melhorar a sinalização das vias, Implantar mais placas, elaborar projeto com estudo técnico, saber em quais vias e cruzamentos acontecem em maior número os acidentes, lombadas em locais apropriados, segundo estudos técnicos e padrões para sua implantação, conforme determina o CONTRAN [Conselho Nacional de Trânsito], palestras nas escolas, empresas, associações...”, sugere o instrutor.


Raphael destaca ainda que para mudar os dados levantados no CSDEM, há ainda a necessidade de um trabalho educacional com a população. “Campanhas educativas para difundir as normas de circulação e conduta, bem como a educação para o trânsito, mobilizando setor público, privado e a sociedade como um todo para que se tenha uma melhora relevante nesse aspecto”, avalia.

O consultor pondera ainda sobre viabilidade da implementação de uma política de trânsito no município, e questiona qual seria o maior impacto financeiro para prefeitura: promover a municipalização ou atender através do sistema de saúde municipal, os acidentados.

“Quanto custaram aos cofres públicos esses acidentes [de 2015]? Quais gestores puseram alguém especializado em uma secretaria para desenvolver esse trabalho? Há algum interesse no tema? É melhor prevenir ou remediar?”, questiona.

De acordo com Raphael “Só a educação pode conscientizar o cidadão para que haja uma melhora significativa [no trânsito]”. O instrutor disse que fez o levantamento e elaborou o artigo para a temática venha a ser discutida pela sociedade umarizalense e pelos políticos responsáveis por legislar e governar o município.

“Espero que os gestores de Umarizal possam olhar com carinho para o trânsito da nossa cidade, e já que estamos em ano político, acredito ser um bom momento para essa discussão vir à tona!!!”, finaliza.

Raphael Luiz instrutor e consultor teórico e prático em trânsito, credenciado pelo Detran - Departamento Estadual de Trânsito, atualmente trabalhando em Mossoró.

Uma entrevista à FM Fraternidade 104,9, para debater mais a temática do trânsito local e abrir a discussão para discussão da população já está sendo viabilizada. O UMARIZALENSE, divulgará a data em breve.

Do O Umarizalense (Reprodução autorizada mediante citação do O Umarizalense)


Portal Oumarizalense.com.br, Rua do Cooperativismo, 112 - bairro IPE, Umarizal, RN 59865-000, Brasil. CNPJ: 24.992.627/0001-34. Telefone: (84) 99681-4950

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Nos dimenores andamos numa cinquentinha quem nem sai do canto pq nao tem força e querem proibir nos de andar pq que bebe faz coisa pior olhe se tem algum acidente de cinquentinha com dimenores. Eu só acho que era pra melhora isso BLZ.

    ResponderExcluir