Subscribe Us

header ads

CSU como eu via; Serie retrata Umarizal de antigamente.


Quem ver o Centro Social Urbano - CSU hoje, mau consegue recordar de como era a estrutura do lugar nos seus melhores anos. O que antes proporcionava educação, prática esportiva e lazer para crianças e adolescentes de Umarizal, atualmente não passa de ruínas, abandonadas pelo poder público. É o que avalia o radialista Jadson Jatão. Antigo usuário dos serviços que eram oferecidos na unidade, ele recorda com tristeza a época em que o prédio era utilizado por toda população e fundamentava um importante papel social no município.

“O desenvolvimento social dentro daquela entidade era realizado de várias maneiras, como: Cultural com realização de peças de teatro, danças folclóricas, artesanatos, Festas juninas. Também as esportivas com a prática de Futebol de salão e campo, vôlei, corridas, saltos, ping pong de mesa, etc. E ainda as Educacionais com realização de oficinas em salas de aulas, palestras, estudos diversos, etc., mas hoje tudo isso não passa de memórias”, relembra Jatão.

O radialista ainda relembra que a estrutura do prédio garantia a participação de toda comunidade, inclusive das famílias das crianças que eram beneficiadas pelos programas desenvolvidos no CSU. “Os pais de crianças e jovens que faziam parte do CSU, eram sempre convidados a acompanhar seus filhos em comemorações, eventos, palestras, estudos e mais”, conta.

Para Jatão, o fim do CSU foi de responsabilidade do poder público. Ele conta que o governo estadual era o responsável por manter a unidade funcionando, o que não aconteceu e os serviços foram se acabando com o passar dos anos. “Os governantes que simplesmente fecharam os olhos para o povo de Umarizal, deixando que uma instituição com o poder de socializar como o CSU, viesse a ficar em ruínas. Sem se falar também com o descaso do dinheiro público. Mas isso já é clássico em um país que não respeita o cidadão e o pior, isso continua dia após dia, cada vez mais claro e evidente”, desabafa Jadson.

Reportagem publicada em 2012 em um blog do município já retratava bem a realidade do Centro. A matéria, ilustrada com as fotos do que sobrou da estrutura, também relatava a situação do local. “Abandonada, deteriorada e degradada pela ausência do poder público e pela própria população. Só restam as paredes, o piso”, destacava trecho da matéria.

“É preciso que se tomem providências. É preciso que o Governo volte novamente a olhar para o povo” completou Jatão.

"Retratos de uma Umarizal do Passado"

O Blog Umarizal em Fotos - O Retrato da Notícia e o Blog do Jatão vão resgatar através de fotos, a partir desta matéria, a história de Umarizal. Nessa primeira semana, as fotos do Centro Social Urbano - CSU e as atividades que eram realizadas pela instituição, que hoje, como reporta a matéria acima encontra-se em ruínas.

Nas próximas semanas, você ainda verá fotos: Da antiga tradição do São João de Umarizal, Dia Da Bandeira, desfile de rua, antigo grupo de teatro e de uma série de pessoas da sociedade umarizalense anos atrás.

Confira as fotos do CSU de antigamente:








CSU hoje em Dia:







Edição: Léo Silva / Fotos CSU hoje: Blog Umarizal News/ Ipanguaçu do Bem / Fotos CSU de antigamente: Cedidas por Luizinho "Lula".

Postar um comentário

5 Comentários

  1. É muito triste mesmo Jatão.Vendo essas imagens me vem a cabeça toda a minha infância, sempre morei em frente ao CSU e lembro de muita coisa boa como: os gupos de jovens, as quadrilhas juninas, o futebol nas tardes de domingo, até o verde das hortaliças cultivadas por aqueles ali frequentava. hoje me causa medo, o espaço já foi cenário de tanta coisa triste.

    ResponderExcluir
  2. Essa foi uma época que eu não cheguei a ver. Infelizmente a minha geração não tem motivos para lembrar com alegria desse lugar. Pois para nós o CSU ficou conhecido como um lugar para o uso de drogas e motel publico. É realmente uma pena.

    ResponderExcluir
  3. Tenho boas memórias deste lugar, da época em que podia se jogar bola até 8 horas da noite sem se preocupar, quando tinhas os treinos manhã, os campeonatos, a creche, A distribuição do programa do leite, enfim coisas que me marcaram para sempre e hoje está jogado as traças por anos de imcompetência do poder público, lamentável.

    ResponderExcluir
  4. olhe jente de umarizal si nao fosse um cidadao que tivesse a coranje que ele teve a conab estaria do mesmo jeito mais um homem lutou pra preservar este patrimonio visando um dia ser reaberta pra gerar empregos ele nunca recebeu 1 centavos por isto mais ele tem orgulho de ver ela fucionando esto que inporta ja o csu e uma grande tristeza ver um patrimonio que foi tao inprtante pra nossa cidade no chao isto e triste

    ResponderExcluir
  5. Amigo, que registro maravilhoso, me emocionei quando vi essa postagem, pois fui lá naquele tempo pra reviver o quanto foi gratificante esse período de trabalho voltado pra comunidade carente de nosso município, tempo que ficou esquecido, mas que lembro de tudo como se fosse hoje, pois tive por lá como menor/aluno como eramos classificados na lista de chamada, depois passei a ser monitor daquela instituição que trouxe muitos benefícios, e hoje apenas ruínas, que falta de sensibilidade do poder público, sabendo-se de certeza, que Umarizal não teria esse índice tal alarmante de droga e criminalidade, porque nós prestávamos esse serviço: COMBATE E CONTROLE A DROGAS, PROSTITUIÇÃO E CRIMIINALIDADE... , que é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade digna, QUE PENA, ver tudo isso assim.
    Valeu Léo Silva e Jatão por essa tão importante postagem e mostrar pra nossos governantes que temos dignidade, o que falta neles são ações.
    Forte Abraço.
    Francisco Geraldo

    ResponderExcluir