Dos 139 municípios potiguares que tiveram estado de
emergência decretado por causa da seca no início de maio, apenas dez deles
estão com a documentação regularizada e aprovada aguardando a liberação dos
recursos. Atualmente, 74 prefeituras incluindo Umarizal, já deram início ao
processo para recebimento dos recursos, mas 65 municípios ainda não
apresentaram à Defesa Civil Estadual o processo de criação de suas
coordenadorias municipais, um requisito obrigatório.
O que não é o caso de Umarizal. De acordo com o vereador
Washington Sales (PSB) a comissão já foi criada. “O que tá ainda nos tramites é
a burocracia da documentação que hora é pedida pela Defesa Civil do Estado do
Rio Grande do Norte. Como foi decretada em nível de estado e reconhecida a
nível federal e também a nível estadual, então a comissão foi criada, mas ainda
não se concretizou pra chegar ao ponto final que é a abertura da conta, pra
receber o cartão por isso” Disse o vereador.
Quanto aos dez municípios que têm a situação processual
necessária totalmente regularizada, eles já estão com ação encaminhada pelo
governo estadual e em andamento no Banco do Brasil para liberação e repasse dos
recursos. São eles: Coronel João Pessoa, AntônioMartins, João Câmara, Caicó,
Venha Ver, Nova Cruz, Governador Sept. Rosado, Frutuoso Gomes, Doutor Severiano
e São Bento do Norte.
“Umarizal ainda ta, como outras cidades já encaminhando a
documentação pra que possa concluir essa fase e pra que seja liberado o cartão
e se Deus quiser possa chegar esse dinheiro” Concluiu o vereador Washington
Sales.
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