Subscribe Us

header ads

[Cidades] Câmara de Mossoró homenageia Gonzagão através de artistas locais

O historiador Kydelmir Dantas, diretor do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP) deu uma verdadeira aula sobre Luiz Gonzaga, apresentando aspectos do artista pouco conhecidos, como sua visita a Mossoró, apresentando fotos da visita de Gonzagão a Rádio Difusora e várias músicas que relacionam o Rei do Baião ao Rio Grande do Norte.

A pequena sanfoneira Alícia Naomi, de apenas 7 anos, interpretou em sua sanfona um dos maiores sucessos de Luiz Gonzaga, Asa Branca, encantando a todos os presentes. Assim como Luiz Gonzaga, Alícia herdou o amor pelo instrumento de seu pai, o professor Juliano Kássio, e há dois anos, se dedica ao instrumento, interpretando como gente grande o “Hino do Sertão”. O vereador Flávio Tácito também abrilhantou a solenidade, revelando mais um de seus talentos, ao interpretar “Ave Maria Sertaneja”.

Outro item da cultura nordestina também presente na Câmara Cultural em homenagem a Luiz Gonzada foi a Literatura de Cordel. O artista Gualter Alencar , autor de vários cordéis sobre a história mossoroense, como o Chuva de Balas, falou sobre sua trajetória e o seu trabalho. Além do cordel, o repente encantou a todos, com os versos do poeta Lalauzinho de Lalau.

O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Francisco José Júnior, falou com emoção sobre o projeto Câmara Cultural. “Me sinto realizado em ter conseguido colocar em prática um projeto como esse, que já existia, mas somente na nossa gestão é que conseguimos tirá-lo do papel. Muitas vezes o artista local não tem condição de lançar um livro, um cordel, um cd, e através da Câmara Cultural, ele tem um espaço gratuito, climatizado, com transmissão ao vivo pela TV aberta, e com todo o apoio de mídia da Câmara Municipal. Quem está em casa, vendo o trabalho desses artistas, podem também ter despertado o interesse pela cultura, e quem sabe, poderemos revelar aqui novos poetas, cantores, cordelistas como os que hoje aqui se apresentaram”, afirmou Francisco José Júnior.

Estiveram presentes à sessão da Câmara Cultural, a Gerente de Cultura do município, Clézia Barreto; a presidente do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal, Clédna Dias; os vereadores Francisco José Júnior, Maria das Malhas, Genivan Vale, Jório Nogueira e Flávio Tácito.

Inscrições Câmara Cultural – O Projeto Câmara Cultural é realizado uma vez por mês, sempre na última semana de cada mês. As inscrições dos artistas para participar do projeto podem ser feitas de forma gratuita, na sala de serviços comunitários da Câmara Municipal de Mossoró. Para se inscrever, é necessário levar apenas a documentação do artista ou grupo, foto para divulgação, breve histórico do artista/grupo, e em caso de menor de idade, também autorização dos pais ou responsáveis. No caso de grupos vinculados a escolas, é necessária também uma autorização da direção da escola.



Do De Fato

Postar um comentário

0 Comentários