Subscribe Us

header ads

Alunos da Escola Estadual 11 de Agosto vão à Câmara Municipal de Umarizal conhecer trabalho dos vereadores

Jovens entre seus 14 e 16 anos com seus cadernos e lápis em mãos fazendo anotações e bastantes atentos a tudo que está acontecendo. Até ai tudo bem, normal para uma sala de aula, mas estes mesmos alunos estão na plenária da Câmara dos Vereadores de Umarizal.

Essa foi a iniciativa da professora Eva Dias que na última sessão do legislativo levou os alunos do primeiro ano "A" e "C" matutino da Escola Estadual 11 de Agosto para acompanharem de perto os trabalhos e discussões dos vereadores.

“Ir até a Câmara acompanhar as sessões é uma forma de estar bem informado sobre o que vem sendo realizado”. Afirma Eva Dias.

Professora de sociologia, Eva Dias atribui à matéria o poder de conscientizar os alunos para as escolhas tanto na vida, como também na política “E essa disciplina nos leva por esse caminho, o da reflexão, o da discussão e o da transformação. E do jeito que eu gosto (...) Não se pode falar o que não se sabe. Nós conhecemos muito pouco sobre o assunto Política. E garanto que se conhecêssemos de verdade, seríamos muito mais apaixonados por ela do que já somos (em se tratando de Umarizal)”. Declara.
Eva destacou que a presença dos alunos na plenária foi preparada em sala de aula. Os alunos receberam metas e missões, entre elas a de entrevistar os vereadores e preparar relatórios sobre que o poderam acompanhar. “E os meus alunos foram lá para isso, para conhecerem de perto o funcionamento, poderem falar de algo que viram de perto, sem intermediações. Foram preparados previamente em sala de aula com conhecimento do universo que iriam encontrar por lá e veremos os resultados depois” Disse.

Anily Eloiza de 14 anos, aluna do primeiro ano "A" disse que o trabalho foi uma experiência muito interessante. "Foi a primeira vez que assisti a sessão e foi legal ver como tudo que acontece em nossa cidade é discutida pelos vereadores, ver a política acontecendo. Acho que outras turmas e escolas também deveriam levar seus alunos a câmara" Disse.
Há 24 anos na educação Eva Dias tenta passar sua experiência e conhecimento mostrando de perto para seus os alunos o que é a política e o que ela representa na vida das pessoas. A professora acredita que com o trabalho, os alunos amadurecerão muita mais cedo para a política.

“A Política tem como objetivo promover o bem estar e a felicidade dentro da Sociedade. Ela está em nossas vidas do momento em que somos concebidos até o momento em que morremos: no seio familiar; nos relacionamentos amorosos; na relação professor-aluno; no comércio, enfim, em todos os lugares e situações. Quando a dona da casa negocia com seu marido e seus filhos qual mistura fará para o almoço, ela está usando da política. Na escola um aluno perde o prazo da entrega do trabalho e procura o seu professor para entrarem em um acordo sobre uma nova data, isso é política” Destaca.

“Já que a lei permite que os jovens possam votar aos 16 anos, no início do Ensino Médio (quando em média estão com 14 anos) seria o ideal para prepará-los. É o que acabei de fazer, joguei a semente”. Afirma.

Postar um comentário

0 Comentários