Blogues formam novos comunicadores
Moradores de municípios do interior do Rio Grande do Norte divulgam seus municípios e democratizam a comunicação
Texto de Marcelle Honorato // Ilustração de Ana Lira
Nossa função é informar. Aposto que essa será a resposta para a pergunta: qual é a função de um jornalista? De fato, divulgar, propagar, informar e esclarecer são alguns dos objetivos dos profissionais da comunicação. Porém, nem sempre esse objetivo é cumprido. Segundo a teoria da Agenda Setting – o termo significa pauta de fixação -, os veículos de comunicação deixam de divulgar algumas notícias para que outras sejam privilegiadas e, consequentemente, conseguem direcionar quais os assuntos das nossas conversas com nossos namorados, colegas de trabalho, amigos e até mesmo com um desconhecido no elevador. Sem divulgação, como vamos saber o que acontece no nosso bairro ou na esquina da nossa casa?
Um dos meios de furar essa Agenda Setting e fazer com que mais cidades e assuntos cheguem a público veio do Rio Grande do Norte. “Pensei em uma forma de mostrar a cidade. Porque antes de morar em Umarizal, nunca tinha nem ouvido falar no município e muita gente também não. Então, pensei no blogue como forma de mostrar a cidade para o mundo”, explica o blogueiro Leonardo Silva, que no dia 22 julho comemora um ano de existência do seu blogue Umarizal em Fotos. O município tem um pouco mais de 10 mil habitantes, fica a 334 km de capital potiguar, na região oeste do estado. É uma típica cidade de interior com muitas praças, igrejas, gente acolhedora e uma feira que movimenta a cidade todas as segundas – feiras.
A maioria das casas tem televisões, mas o uso de antenas parabólicas impossibilita o acesso às notícias locais. A democratização das notícias do município e da região fica a cargo da única rádio comunitária e dos blogues de Umarizal e municípios vizinhos. ”As notícias são selecionadas por questões que despertem o interesse dos leitores, coisa que fazem parte do nosso dia a dia como: politica, educação, página policial, cultura, esporte, coisas que estejam próximas da realidade em que vivemos”, explica Emídio Sena, morador da cidade de Antônio Martins, localizada também na região oeste do estado, e autor do blog Antônio Martins – Este é meu lugar. Com essa proposta, as notícias dos mais variados temas chegam mais perto dos leitores que vivem longe dos grandes aglomerados de comunicação.
Dando uma visitada ao blogue de Emidio Sena é possível perceber um pouco de tudo. Desde um balanço da atual gestão municipal, passando por entrevistas, poemas que retratam a realidade local, eventos e até notas de sepultamento e falecimento. Embora o foco seja local, as notícias de caráter nacional também tem espaço nesses meios de comunicação e tudo é escrito com o estilo do seu idealizador, que recebe um apoio para pagar a internet de casa e continuar fazendo o seu trabalho. Já Leonardo Silva diz que seu blog é uma homenagem à cidade que lhe acolheu há três anos, quando trocou, por motivos pessoais, Mossoró por Umarizal e que, por isso, tudo é feito na base da amizade. Em média, o Umarizal em Fotos tem uma audiência de 700 a 800 visitantes por dia.

Emidio Sena destaca a importância do blogue como veículo de comunicação na cidade de Antônio Martins
Quando os blogueiros consideram que uma matéria nacional é importante para o município, elas são veiculadas nos blogues. Em algumas matérias as fontes são citadas, em outras não. As imagens também seguem essa tendência delicada para qualquer veículo de comunicação, pois quase nenhuma imagem retirada da internet – exceto as feitas pelos donos dos blogues – tem autorização de veiculação. O cuidado, nesses casos, é fundamental porque várias imagens na internet são protegidas por acordos de direitos autorais e nem sempre podem ser divulgadas, mesmo que o blogue que as publique não tenha fins comerciais.
A prática demonstra que os comunicadores precisam cada vez mais se informar para que a cidade tenha um veículo completo. Os blogueiros não se privam de conhecer e saber mais sobre o mundo da comunicação, pois sabem da importância do seu trabalho para os moradores dos municípios e para a democratização da comunicação. “Quero deixar minha contribuição para o mundo, pois sei que sempre que alguém procurar alguma informação sobre esta cidade Antônio Martins vai encontrar. Isso é o que me motiva. Tenho também um sonho que é fazer jornalismo, não sei quando, mais estou no caminho certo”, conta Emídio Sena.
0 Comentários