Subscribe Us

header ads

Uzl em Fotos - Notícias - Profissionais do HGO de Mossoró estarão em Umarizal fazendo exames do Glaucoma!

Na próxima semana, dia 24 de Março (Quinta - Feira), uma equipe de profissionais do HGO de Mossoró estará no Centro de Semana Dom Elizeu Mendes, fazendo entrega de medicamentos e mais uma busca ativa do GLAUCOMA. As pessoas que quiserem fazer o exame basta seguir os critérios determinados pela secretaria de saúde: Ter acima de 40 anos, ter histórico de glaucoma na família, pertencer a etnia negra, ser diabético, sofrer de pressão intraocular elevada, ser usuário regular de cortisona, sofrer de trauma ocular prévio.


A secretaria pede a população interessada que atendam ao chamado, pois o GLAUCOMA é uma doença silenciosa e de consequências erreversíveis.


O GLAUCOMA é uma alteração em que a pressão do líquido que preenche o globo ocular está anormalmente aumentada, além do que o olho pode tolerar. Quando essa pressão, chamada tensão intra-ocular, é maior do que o normal, aumenta consideravelmente o risco de que ocasione danos aos olhos.



O glaucoma é causado pelo acúmulo do líquido, chamado humor aquoso, que circula no interior do olho. Esse acúmulo se produz ou devido ao aumento da formação do líquido ou pela obstrução do conduto pelo qual normalmente esse líquido sai do olho. Desta forma, como continua sendo produzido o líquido, a pressão intra-ocular vai aumentando progressivamente.


O glaucoma irá ocasionar lesão ao olho se não for tratado, pois a pressão intra-ocular aumentada comprometerá os vasos sangüíneos que nutrem as sensíveis estruturas visuais do fundo do olho e devido à falta de irrigação sangüínea adequada, as células da retina irão morrendo, provocando uma perda progressiva da visão e estreitamento do campo visual. Se o processo não for controlado, poderá levar à cegueira.





Postar um comentário

0 Comentários