Subscribe Us

header ads

História da Escola Zenon de Sousa

Corriam as primeiras décadas do atual século XX. A população do Gavião crescia de maneira esperançosa e com ela crescia também a necessidade de uma escola na região. Eis que um dos cidadãos da localidade, que tinha ampla visão quanto ao futuro dessa gente resolveu ceder um prédio que lhe pertencia para nele funcionar a tão desejada e útil escola. Este cidadão foi o Sr. Zenon de Sousa, que dentre outras profissões que exercia, dedicava-se também ao magistério. E aquele prédio, um simples armazém construindo no longínquo ano de 1922, passa com brilhantismo à história da então Umarizal, recebendo o nome de Zenon de Sousa, numa expressão de homenagem e gratidão àquele que considerado o seu patrono. Ali então, a partir do ano de 1923, tem início o movimento educacional de nossa cidade, que ultimamente vem se desenvolvendo num ritmo bastante acelerado.

Atualmente, para orgulho de sua terra e de sua gente, Umarizal, conta com sua 2ª turma de concluintes do curso ginasial. Inúmeros são os seus filhos formados em: Direito, Medicina, Filosofia, etc., que receberam suas primeiras instruções naquele velho grupo escolar, bem como a nossa corajosa turma de jovens que pra enfrentar o vestibular em Mossoró, em Natal, e na capital Alencarina. E, todos estes que hoje galgam postos elevados e os que procuram se promover estudando com afinco, devem um pouco do seu êxito aqueles que lhes precederam.

Voltando ao passado, vamos mencionar os nomes dos importantes construtores do velho Grupo Escolar Zenon de Sousa: Francisco Barreto, José Maximiano e os irmãos Nicolau, Manoel, e Luduero de Paiva Silva. As primeiras professoras do referifo estabelecimento de ensino foram: Alzira Leite, Dina Nunes de Brito, Maria Altiva de Lucena, Selma Freire de Vasconcelos, Anália Costa, Maria da Costa Oliveira e outros que igualmente vêm honrando com dignidade o conceito do nosso Educandário.

Ultimamente, o assombroso crescimento da nossa população exigiu a construção de um novo e amplo edifício, uma vez que aquele velho Grupo Escolar já não comportava mais o grande número de estudantes que para ali fluía todos os anos. Então a Prefeitura do nosso Município resolveu fazer doação de uma ampla área em local bem propício a oeste da cidade, para nela ser construída a nova sede do Grupo Escolar Zenon de Sousa, cuja transferência ocorreu no dia 23 de setembro do ano próximo passado. 1970.
Trabalho de pesquisa realizado pela aluna do 5º ano primário:
Antônia Alves de Paiva.
Umarizal, 29 de maio de 1971
.





Fonte: Extraído de Blog Rn Umarizal

Postar um comentário

0 Comentários