Subscribe Us

header ads

87 detidos em Sobral são autuados por apologia ao crime

Polícia prende 70 suspeitos de apologia ao crime em marcha que marcaria 'paz' entre facções criminosas (Foto: Blog Sinhá Saboia)
Os adultos detidos na tarde desta terça-feira (28) em Sobral, na região norte do Ceará, foram autuados por incitação ao crime e desacato à autoridade, informou a Polícia Militar. Na operação, 47 adultos foram presos e encaminhados para a cadeia pública do município, e 40 adolescentes foram apreendidos.

As prisões aconteceram após o boato de que membros de "gangues consideradas rivais" se reuniram para fazer uma passeata que marcaria "paz entre as facções", o que gerou um tumulto entre moradores da cidade.

De acordo com a polícia, enquanto grupos saíram pelas ruas e avenidas de Sobral, imagens do encontro foram publicadas na internet. A polícia passou a monitorar.

Para as autuações, foi mobilizada uma operação policial na cidade, que recebeu apoio das forças táticas. "Recebemos delegados e escrivães para dar agilidade. A Pefoce também reforçou nos exames de corpo de delito", destacou o tenente-coronel Assis Azevedo, comandante do 3º Batalhão e responsável pela operação.

A polícia acompanhou a formação de aglomerações na segunda-feira (27). "Mas não vimos questões que causasse terror, eram jovens andando, sem infringir a lei, não detectamos criminosos". Já na terça-feira, segundo o tenente-coronel, o grupo "assumiu um ar de agressividade".


A polícia realizou um cerco a um grupo composto por 300 a 400 pessoas, na ponte sobre o rio Acaraú. "Começaram a ameaçar a população, afrontar as pessoas, montados em motos e sem capacete. Interpretamos como uma afronta ao estado", disse o comandante.

O tenente-coronel informou que estavam sendo realizados os procedimentos de autuação, foram identificados suspeitos. "Por assalto a topic, com mandados em aberto", citou. Não foi apreendida nenhuma arma. O policial estimou que mais de 70% já tinham passagem pela polícia, por assalto, envolvimento com tráfico. "A inteligencia segue em busca pelos cabeças, quem estava direcionando ações, quem estava armado", explicou.

Uma operação da PM prendeu 47 adultos e apreendeu 40 adolescentes em Sobral, no interior do Ceará, nesta terça-feira (28). De acordo com balanço divulgado na madrugada desta quarta (29), 75% dos detidos já têm passagem na polícia por outros crimes.

Autoridades da segurança pública desembarcaram, por volta das 22h50, na terça-feira (28) na cidade. Entre eles, o secretário-interino da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel Lauro Prado, o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Giovani Pinheiro, delegado-geral da Polícia Civil, Andrade Junior, o perito-chefe da Pefoce, Maximino Chaves. Eles foram acompanhados pelo prefeito da cidade, Veveu Arruda.


Na ocasião, o prefeito afirmou que o governador do Ceará, Camilo Santana, reforçará a segurança. "O Governador Camilo determinou que todas as medidas necessárias fossem atendidas, como deslocamento de mais policiais militares e civis e de forças especiais para Sobral e já foram cumpridas desde o inicio da tarde de hoje para garantir a segurança em Sobral. Novas providências estão sendo adotadas, inclusive com a participação do Ministério Público Estadual", disse Veveu.

Depois da coletiva, a comitiva foi para a delegacia municipal, que fica localizada no Bairro do Derby, onde foi feita a maior parte dos procedimentos de prisão. Eles também participaram de reunião com os comandos de policiamento da área.

"A Polícia Militar acompanhou o evento desde o início porque sabemos que são pessoas que têm problemas com a Justiça e com as polícias. O ato começou de forma pacífica, mas depois houve afronta às pessoas de bem, ameaças, infrações de trânsito e desacato", explica o tenente-coronel Assis Azevedo, comandante do 3º Batalhão e responsável pela operação.

Do R7

Postar um comentário

0 Comentários