Subscribe Us

header ads

Parceria entre Prefeitura de Umarizal e Sebrae irá garantir a inserção da Tilápia na merenda escolar de Umarizal

O primeiro passo para inserção do peixe na merenda escolar do município de Umarizal foi dado em reunião realizada nesta quinta-feira, 12, entre o gestor do Território da Cidadania Sertão do Apodi, Renato Gouveia e os diretores das escolas e creches de Umarizal. O encontro foi realizado na Sala da Biblioteca do Centro Administrativo.

Na reunião ficou definida a data de um treinamento que irá capacitar as merendeiras do município para incluir o pescado no cardápio das escolas.  A mesma capacitação ocorreu em Apodi com a presença de merendeiras de seis cidades. A ideia é fazer agora a capacitação somente para as merendeiras de Umarizal. Responsáveis diretas pela produção do alimento das crianças, as merendeiras receberam orientações relativas a todo o processo de manipulação produto. Desde a higienização até o processamento do filé da tilápia.

 “Mediante o interesse da inserção do peixe na merenda escolar no município, o prefeito Mano solicitou a consultoria e treinamento do  Sebrae, só que com exclusividade. Isso para que a gente possa capacitar o máximo de merendeiras possível, então foi marcada provável data - 18, 19, 20 - mas vamos confirmar”, disse Renato.

A conclusão das capacitações, que acontece em três dias, é marcada por uma degustação que deverá contar com a presença de alunos e representantes do município.

Se houver boa aceitação entre educadores e alunos, a implementação do projeto em Umarizal será coordenado pelas secretarias de Assistência Social e Educação. “E é de suma importância frisar a atuação integrada e em conjunto entre as secretarias de Educação e de Assistência Social. Também frisar a importância da nutricionista, pois o papel dela é primordial para que as coisas aconteçam”, frisou.

Como mostrou Renato em apresentação aos diretores, o pescado pode ser utilizado para o preparo de hambúrguer, cachorro quente, canja, sopas, risotos, linguiças e almôndegas servidas às crianças. Os alimentos serão fornecidos pela Associação de Aquicultores de Apodi, que cria os peixes em gaiolas, na Barragem de Santa Cruz, em Apodi.  


“No entanto o prefeito e eu já sentamos e Mano nos mostrou o seu interesse de trazer a produção para dentro de Umarizal e fazer a moeda circular aqui dentro, mas no momento será comprado em Apodi, pois lá eles tem uma associação que já tem a experiência em processo de produção e questão de emissão de nota fiscal eletrônica, então já estão aptos a trabalhar”, explicou Renato.

Do site da Prefeitura de Umarizal

Postar um comentário

0 Comentários