Subscribe Us

header ads

Escola de Umarizal se esforça para tentar reduzir índices de evasão escolar


Combater a evasão escolar com atividades recreativas e culturais. Essa é a proposta do diretor da Escola Estadual Professora Anália Costa, Francisco Antônio.  Em entrevista ao blog nessa última segunda-feira, 13, ele destacou os desafios do ensino através do EJA – Educação de Jovens e Adultos e o que a escola vem realizando para manter os alunos na escola reduzindo os índices de desistência.

Na última atividade da escola, o diretor reuniu os alunos e seus familiares para comemorar o Dia dos Pais. Além de apresentação cultural com a Cia Arte e Riso, também houve sorteio de brindes e um jantar que foi oferecido aos pais. Também foram sorteados dois computadores entre os alunos.

Na oportunidade, Francisco Antônio falou sobre as ações e atividades que vem sendo realizadas desde esportivas, sociais, culturais a atividades de cunho lúdico e recreativo. O diretor também destaca as melhorias que foram realizadas em toda escola para garantir um ambiente escolar mais propício e agradável aos estudantes. Confira:

Blog: Qual o principal objetivo desses eventos que a escola realiza?

Francisco Antônio: Exatamente, como é do conhecimento de todos, a modalidade de ensino de jovens e adultos é uma característica negativa que e a questão da evasão escolar. Então temos buscado diversos tipos de metodologias realizando atividades de cunho recreativas, cultural, eventos de datas comemorativas, exatamente como uma forma que a gente utiliza para ver se eles permanecem mais tempo na escola. Na realidade temos conseguido algum resultado, mas está muito além do que a gente precisa que aconteça que é reduzir de forma drástica esses índices elevados de abandono da escola que acontece por parte de alunos de EJA. Isso de certa forma é da natureza do ensino em função de que da própria questão da modalidade, pois são pessoas fora da faixa que estudaram certo tempo atrás e retorna a escola e a gente tem que fazer um esforço tremendo para que eles se sintam a vontade nesse ambiente. Enquanto não chega os outros requisitos como a questão de algo pedagógico, estamos utilizando essas atividades, desses recursos lúdicos, recreativos e culturais para que essa sangria possa dar uma cessada.

Blog: Hoje a escola atende quantos alunos?

Francisco Antônio: A gente matriculou em torno de 200 alunos. Tivemos um aumento substancial de mais 15%, acho que foi uma das escola do município que conseguiu aumentar o número de matriculados, só que a frequência a cada dia que passa em razão dessas características que já foram colocadas ela tem acontecido de forma muito rápida e que nos deixa preocupados. Tudo aqui tem. Eles receberam kits, tem livros, as salas todas tem ar condicionados, ventiladores, as salas são forradas, tem merenda todo dia nunca faltou, todas as disciplinas tem seu professor graduado na sua área. hoje a gente fica ate triste em falar de números pois desestimula, mas também é um ponto que tem que ser colocado para que as autoridades elas tem que tomar conhecimento desses resultados e ver se faz alguma coisa para reduzir. A gente tem buscado, mas falta parte, por exemplo, a gente comunicou a Secretaria de Educação professora Betânia Ramalho que a evasão estava alta e ela determinou que a controladoria do EJA viesse a Umarizal, e isso faz mais de dois meses. Tem a questão agora do PRONATEC EJA que poderia ser uma alternativa para fazer com que as pessoas tivessem mais interesse de permanecer por ser algo mais concreto, uma formação profissional para o aluno de EJA. Temos levantamento de dados de habilidades culturais, esportivas e habilidades de trabalho mesmo, qual era sua profissão e o que gostaria de fazer, temos esses dados para que no momento que alguém quiser algo dessa natureza, tudo que for feito para que o aluno fique na escola, a gente esta nesse caminho.

O que motiva a direção e a equipe da escola a permanecer realizando esse trabalho de fazer com que esses alunos continuem integrando a escola?

As vezes eu costumo dizer aos meus colegas que apesar de ser uma equipe pequena ela é uma equipe muito boa e a gente tem dificuldades, temos uma equipe pequena e  temos necessidade de pessoal e o Estado a muito tempo não faz concursos nessa área. Estamos terceirizando os trabalhos e temos uma deficiência e talvez se tivéssemos mais gente o serviço fosse melhor para as pessoas que necessitam esse serviço, mas mesmo assim temos sido perseverantes e às vezes eu digo que se eu fosse um cabra mole e não tivesse vontade de fazer a coisa andar eu já tivesse desistido, pois desanima a gente, temos contato com eles diariamente, quando tem programação, quando eles estão faltando mandamos mensagem, pois usamos muito esse recurso. Vamos à casa do aluno, fazemos visita. Isso é um trabalho de equipe. Temos pessoas que nos ajudam como Gorete, Sussu, os professores, temos feito muito esse trabalho, mas é uma coisa que desestimula a gente e temos buscado alternativas.

Blog: Além dessas atividades que vocês realizam para manter a presença dos alunos a escola, vocês foram com o tempo estruturando a escola e oferecendo o melhor ambiente escolar para. Pode-se dizer que essa estruturação também vem a contribuir para diminuição da desistência?

Francisco Antônio: Exatamente, o primeiro momento foi tentar montar uma melhor estrutura física e isso realmente aconteceu. A gente esta com a gestão a um ano e meio e nesse ano e meio foi bastante tenso. Aqui não existia forro nas salas, conseguimos o forro. Conseguimos também uma doação de ar condicionado, a pintura da escola, uma serie de materiais permanentes como birôs e por aí vai. Com relação ao ambiente, quem quiser visitar a escola vai perceber de imediato que conseguimos fazer uma mudança muito grande.

Blog: Temos uma lista de ex-alunos que podemos dizer que são até famosos, não só em Umarizal como fora de Umarizal também. E que conseguiram se formar e vencer na vida. Isso também é usado para estimular os alunos?


Quando a gente entrou definimos que iriamos fazer uma campanha e usar como garotos propaganda pessoas que são referencia no mundo da cultura, musical, como Raí da banda Saia rodada, o senhor Ambrósio Lins que é o atual presidente da federação dos trabalhadores da agricultura, Marcos o vice-prefeito. Ano passado concluiu Bazoca vereador, o Chico Gago que é vice-presidente do sindicato dos trabalhadores e são pessoas que tem um certo destaque. Essas pessoas passaram por aqui e a gente as usa como um incentivo. As vezes eu fico preocupado, mas conseguimos melhorar o resultado só que ainda é pouco pelo que a gente faz.

Postar um comentário

0 Comentários