Espaço Educação e Cultura por Sergio Rubens
É muito comum ouvir falar em arte
como um instrumento de entretenimento e como uma ferramenta expressiva do comportamento
humano, mas pouco se ouve falar que a arte também educa e funciona como uma
ferramenta para o desenvolvimento social do indivíduo.
A arte, nas suas mais diversas
manifestações, ajuda a desenvolver a percepção, a imaginação, a comunicação, o
raciocínio e a expressão, seja ela, corporal, oral ou visual. Com isso a arte é
uma excelente ferramenta no processo educacional, mas infelizmente poucas
instituições de ensino já aderiram a essa questão, de que a arte também educa.
Ela tem um importante trabalho
educativo, estimula a capacidade de raciocínio, assim como, contribui para a
formação da personalidade do individuo, ajudando no convívio com o outro, nas
suas mais diversas atividades coletivas.
A inclusão da arte nas escolas
vem crescendo no Brasil, porém a passos lentos, ainda há um receio, eu diria
até, um preconceito em relação à arte como uma ferramenta educacional. Ainda
existe o mito de que a arte seja somente uma forma de entretenimento dentro das
escolas, creches e demais instituições de ensino. Ela ainda é usada apenas como
uma forma prender o aluno na escola, sendo que poderia ser usada como um instrumento
na educação.
Já que a arte consiste também num
processo de criação, porque não incentivar o aluno a criar? Dentro disso ele
precisaria pesquisar, organizar os pensamentos, as idéias e as emoções, onde
trabalharia em conjunto, o que melhoraria o seu relacionamento e seu
desenvolvimento, tanto psíquico como social.
A inclusão da arte nas escolas
auxilia o gosto do aluno pelo estudo, além de diversificar o processo de
aprendizagem desenvolvendo assim outras possibilidades para a formação do
discente, tanto na parte disciplinar como na parte social.
É extremamente importante a
inclusão da arte nas escolas, não somente como disciplina para completar uma
carga horária, mas como prática constante dentro da sala de aula, desenvolvendo
trabalhos práticos, ampliando assim a sensibilidade, a coordenação motora, a
capacidade de raciocínio e de expressão.
A inclusão da arte nas escolas
ajuda a romper a barreira da exclusão, sendo que a arte deve ser vista
verdadeiramente como uma capacidade de experienciar e não como uma espécie de dom,
fazendo dos alunos construtores do seu próprio caminho.
Este é um processo pedagógico que
promove uma relação ensino/aprendizagem mais dinâmica e afetiva a partir das
experiências que foram vividas e compartilhadas, em que toda e qualquer
produção é levada em consideração, ampliando assim o conceito sobre cultura
dentro daquele espaço. E como educar também consiste num processo de inclusão,
dinamização, facilitação e diversificação, a arte é um grande aliado a ela.
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