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A inclusão da arte nas escolas.


Espaço Educação e Cultura por Sergio Rubens

É muito comum ouvir falar em arte como um instrumento de entretenimento e como uma ferramenta expressiva do comportamento humano, mas pouco se ouve falar que a arte também educa e funciona como uma ferramenta para o desenvolvimento social do indivíduo.

A arte, nas suas mais diversas manifestações, ajuda a desenvolver a percepção, a imaginação, a comunicação, o raciocínio e a expressão, seja ela, corporal, oral ou visual. Com isso a arte é uma excelente ferramenta no processo educacional, mas infelizmente poucas instituições de ensino já aderiram a essa questão, de que a arte também educa.

Ela tem um importante trabalho educativo, estimula a capacidade de raciocínio, assim como, contribui para a formação da personalidade do individuo, ajudando no convívio com o outro, nas suas mais diversas atividades coletivas.

A inclusão da arte nas escolas vem crescendo no Brasil, porém a passos lentos, ainda há um receio, eu diria até, um preconceito em relação à arte como uma ferramenta educacional. Ainda existe o mito de que a arte seja somente uma forma de entretenimento dentro das escolas, creches e demais instituições de ensino. Ela ainda é usada apenas como uma forma prender o aluno na escola, sendo que poderia ser usada como um instrumento na educação.

Já que a arte consiste também num processo de criação, porque não incentivar o aluno a criar? Dentro disso ele precisaria pesquisar, organizar os pensamentos, as idéias e as emoções, onde trabalharia em conjunto, o que melhoraria o seu relacionamento e seu desenvolvimento, tanto psíquico como social.
A inclusão da arte nas escolas auxilia o gosto do aluno pelo estudo, além de diversificar o processo de aprendizagem desenvolvendo assim outras possibilidades para a formação do discente, tanto na parte disciplinar como na parte social.

É extremamente importante a inclusão da arte nas escolas, não somente como disciplina para completar uma carga horária, mas como prática constante dentro da sala de aula, desenvolvendo trabalhos práticos, ampliando assim a sensibilidade, a coordenação motora, a capacidade de raciocínio e de expressão.

A inclusão da arte nas escolas ajuda a romper a barreira da exclusão, sendo que a arte deve ser vista verdadeiramente como uma capacidade de experienciar e não como uma espécie de dom, fazendo dos alunos construtores do seu próprio caminho.

Este é um processo pedagógico que promove uma relação ensino/aprendizagem mais dinâmica e afetiva a partir das experiências que foram vividas e compartilhadas, em que toda e qualquer produção é levada em consideração, ampliando assim o conceito sobre cultura dentro daquele espaço. E como educar também consiste num processo de inclusão, dinamização, facilitação e diversificação, a arte é um grande aliado a ela.

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