Subscribe Us

header ads

Estudo aponta redução de assassinatos pelo sétimo mês consecutivo no RN

Estudos divulgados ontem, pela Câmara Técnica de Mapeamento de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), apontam que as mortes violentas registradas de janeiro a agosto deste ano no Rio Grande do Norte registraram pelo sétimo mês consecutivo redução nos índices de crimes violentos letais intencionais, o que não ocorria nos últimos 10 anos. No acumulado dos oito primeiros meses do ano a redução foi de 12,03% no número de CVLIs, caindo de 1.214 em 2014 para 1.068 este ano, o que representa 146 assassinatos a menos neste período.

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança pública e Defesa Social (Sesed), em agosto deste ano, a queda nos índices de assassinatos chegou a 6,25%, quando comparado com o mesmo mês do ano passado, caindo de 144 mortes para 135 mortes intencionais.

Em Natal, a redução no número de crimes violentos letais intencionais foi ainda mais significativa, caindo de 395 mortes de janeiro a agosto de 2014 para 311 assassinatos no mesmo período deste ano, o que significa uma redução de 21,27%, ou seja, 84 assassinatos a menos na capital.

Neste mesmo período, em Mossoró, a redução foi de 11,48%, caindo de 122 mortes para 108 este ano.

Dados gerais
No acumulado dos oito meses de 2015 no RN, entres os tipos de crimes violentos, o homicídio ainda é o que predomina com 932 ocorrências, mesmo tendo uma redução de 10,04% se comparado com 2014, quando nesse período já havia registrado 1.036 casos deste tipo. Já os crimes de latrocínio, roubo seguido de morte, houve uma redução de 21,95% se comparado com os oito meses de 2014, caindo de 41 para 32 casos.

Na ocasião, a Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) divulgou também os dados relativos ao número de mulheres assassinadas no RN. De janeiro a agosto, o número de Feminicídio reduziu em 77,14% no RN, caindo de 70 crimes desta natureza para 16 mortes.

A secretária Kalina Leite parabenizou os resultados do Governo do Estado do RN e avaliou o relatório estatístico apresentado pela Câmara Técnica.

"A queda nos índices de violência pelo sétimo mês consecutivo mostra que o governador Robinson Faria está no caminho certo ao priorizar a segurança pública com a valorização dos policiais, oferecendo melhores condições de trabalho e enfoque na eficiência. Desde o início da nossa gestão estamos trabalhando com afinco para mostrar que podemos e vamos melhorar a segurança pública no Rio Grande do Norte", concluiu a secretária Kalina Leite.

Do O Mossoroense

Postar um comentário

0 Comentários