Subscribe Us

header ads

Mais de 50 pessoas procuraram o Hemocentro nesse sábado, 18, em Umasrizal

Mais de 50 pessoas procuraram a unidade móvel do Hemocentro para fazer sua doação de sangue nesse sábado, 18, em Umarizal. A ação é coordenada pela equipe do Hemocentro com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A unidade ficou das 7h30 até as 14h30 em frente ao Bosque Municipal.

De acordo com Erika Diniz, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Umarizal, foram recolhidas 25 bolsas de sangue e mais de 25 pessoas foram consideradas inaptas para doar, pelos critérios estabelecidos pela Saúde.

“Foram 25 doações e mais de 25 pessoas inaptas. Isso por causa das viroses e diarreias no período. [A equipe do Hemocentro] até falou que os outros municípios estão do mesmo jeito”, informou Erika.

Os critérios para estar apto a doar sangue são: Não estar com febre, gripe ou resfriado; Ter entre 18 e 65 anos; Pesar mais de 50 quilos; Estar descansado; Não estar em jejum, mas ter consumido alimentos leves; Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas quatro horas; Se mulher, não estar grávida, em fase de amamentação ou ter tido parto ou aborto há menos de três meses; Não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses; Não ter antecedentes de hepatite, doença de Chagas e sífilis; Não ter comportamento de risco para Aids nem ser usuário de drogas; Não ter feito tatuagem ou piercing há menos de um ano.

A secretária de Saúde, Fernanda Danieli de Souza, reforçou que o Hemocentro voltará a Umarizal mais uma vez dentro de alguns meses. O número reduzido de doações já era esperado pela secretaria dada a grande quantidade de pessoas com virose no município.

Leo Silva - Umarizal em Fotos - O Retrato da Notícia
Foto: Rosângela Cunha

Postar um comentário

0 Comentários