Subscribe Us

header ads

Audiência deverá decidir destino do Hospital de Umarizal, a APAMI

A população de Umarizal vai poder colaborar e contribuir com o debate sobre a saúde pública do município e a reativação do Hospital Maternidade Dr Érico Onofre. Em requerimento aprovado nessa terça-feira, 15, na Câmara Municipal, de autoria do vereador Armando Araújo (PSB), ficou acertado para o dia 29 de maio, uma audiência pública, entre prefeitura, Apami e sociedade civil para debater o tema.

“É um meio bastante importante para que possamos colaborar com o município numa discussão mais efetiva com relação a temática da saúde pública”, disse o propositor, Armando Araújo.

De acordo com o vereador o momento será importante para se construir propostas que venham a assegurar uma saúde de boa qualidade para toda população e para encerrar o impasse que existe entre prefeitura e Apami, sobre o hospital de Umarizal.

“Aqui em Umarizal temos diversas dificuldades na área da saúde pública. Do atendimento a saúde pública. E o primeiro problema que temos que colocar em compasso com as dificuldades enfrentadas hoje é o impasse que existe com relação ao Hospital Dr Erico Onofre, a APAMI de Umarizal. Está hoje praticamente desativada. Um prédio com toda estrutura pra um atendimento de urgência e emergência aqui no nosso município que poderia atender a toda nossa região, sem falar na ausência do serviço de partos que não existe. Há muitos anos não temos um filho umarizalense”, relatou.

Armando espera mobilizar sociedade civil, poderes executivo, legislativo e judiciário, além de todas as entidades ligadas a saúde do município e até do Estado para participar da audiência.

“Vamos mobilizar a comunidade de Umarizal, os poderes constituídos, a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, vamos convidar a equipe da APAMI de Umarizal, comunidade escolar, comercio, famílias de Umarizal, Poder Judiciário, Ministério Público, Policia Civil e Militar. Vamos movimentar, mobilizar a sociedade de Umarizal pra que essa casa possa estabelecer um debate propositivo”, destacou o legislador.

O vereador disse ainda que após debate, tudo que for elaborado após audiência será levado a conhecimento do governador do estado, Robinson Faria, que se comprometeu em contribuir com saúde do município e com a reativação do hospital durante a campanha do ano passado.

“Vamos discutir e levar o problema para o governador Robinson Faria que fez um compromisso em praça pública. Se comprometeu com a população de Umarizal que iria dá prioridade em Umarizal, um dos primeiros assuntos que iria discutir era com relação a saúde pública e a revitalização do hospital maternidade”, concluiu.

Adiantando.

Durante a discussão do requerimento o vereador Erico Onofre (PMDB), pediu que o assunto da audiência já pudesse ser adiantado com o Ministério Público. O vereador convidou os demais edis para uma reunião nessa quinta, 16.

“Vamos antecipar esse assunto pra quinta agora (...) Funcionários da Apami, vereadores, todos juntos pra gente debater urgentemente para saber o que se pode ser feito”, disse.

Erico lembrou que o município de Umarizal já foi condenado a proporcionar saúde pública através da APAMI. “Existe uma ação do MP em favor da APAMI que está transitada e julgada no TJ e não cabe mais recurso, onde o município foi condenado a custear a saúde através do único hospital da cidade, que é o hospital Dr. Erico Onofre”.

Aprovado.

O requerimento do vereador Armando foi aprovado por unanimidade e a audiência ficou marcada para sexta-feira, dia 29 de maio. O presidente da câmara, Paulo Marcio se comprometeu em enviar convites a todas as entidades e representantes da saúde para participarem da audiência.

Leo Silva - Umarizal em Fotos - O Retrato da Notícia.

Postar um comentário

0 Comentários