Subscribe Us

header ads

Anticoncepcional afeta memória, emoções e pode mudar estrutura do cérebro, diz estudo

Esteróides presentes nas pílulas anticoncepcionais mudam a estrutura do cérebro das mulheres e podem prejudicar a memória, emoções e até a tomada de decisões, segundo aponta uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

De acordo com informações do site The Independent, o estudo envolveu 90 mulheres, das quais 44 estavam tomando a pílula. O grupo que estava se medicando com o contraceptivo teve duas partes do cérebro afetadas, a de tomada de decisões e do controle das emoções e parte da memória.

A descoberta chega décadas após muitas mulheres afirmarem que sofreram com mudanças de humor, perda de atração com o parceiro, além de sintomas relacionados à depressão e ansiedade, que são controlados pele córtex orbitofrontal lateral, responsável pelas emoções.

A instabilidade emocional causada pelos hormônios da pílula pode ser um fator para problemas no relacionamento e até eventuais términos.

Além da questão emocional, a pílula também tem consequências físicas, pois pode fazer com que ocorra o aumento da pressão sanguínea, sem falar nos riscos de câncer de mama, fígado e cervical,

Nicole Peterson, responsável pelo estudo, afirma que os efeitos colaterais emocionais do remédio podem ser consequência das mudanças na estrutura cerebral de algumas mulheres.

— O que o estudo não conseguiu descobrir ainda é se essas mudanças são permanentes no cérebro feminino. Precisamos pesquisar ainda mais para saber quais comportamentos poderiam mudar por causa da pílula.

R7


Postar um comentário

0 Comentários