Subscribe Us

header ads

Senado aprova projeto que cria linha definindo pobreza

Ao fim de seu Ășltimo mandato, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) conseguiu ver aprovado pelo Senado um dos projetos pelos quais mais trabalhou. A proposta institui que o governo brasileiro deverĂĄ estabelecer oficialmente um valor mĂ­nimo para que um indivĂ­duo ou famĂ­lia possa viver com dignidade, considerando necessidades bĂĄsicas como alimentação, vestuĂĄrio e moradia.

O projeto do senador Ă© de 1999, e foi considerado por ele tĂŁo importante agora como naquela Ă©poca. Para ele, a ideia de criar uma linha de rendimentos mĂ­nimos poderĂĄ permitir ao paĂ­s perceber mais claramente quem sĂŁo os miserĂĄveis e estabelecer polĂ­ticas pĂșblicas para retirĂĄ-los dessa condição. AlĂ©m disso, poderĂĄ guiar os programas sociais que jĂĄ existem, inclusive os reajustes.

“A linha inicial pode ser de R$ 100 por mĂȘs, e um dia vai ser 200, 300, 500 ou 1.000 [reais]”, disse. O texto, um substitutivo da CĂąmara dos Deputados, foi aprovado, e segue para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

Suplicy, que é um dos mais antigos senadores em exercício, deve atuar no Congresso por mais 12 dias, até o fim do ano legislativo, mas só perderå o mandato de senador a partir de fevereiro do próximo ano, quando os novos eleitos tomarão posse.

Agencia Brasil

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios