Subscribe Us

header ads

Saúde promove caminhada em prol da campanha Outubro Rosa em Umarizal.

A Secretaria Municipal de Saúde de Umarizal aderiu esse ano a campanha Outubro Rosa. Iniciativa do Ministério da Saúde, o movimento tem o intuito de estimular a detecção precoce do câncer de mama e conscientizar das mulheres sobre o tema.

Pra promover a campanha em Umarizal, a secretaria em parceria com a prefeitura realizaram nessa quinta-feira, 16, a caminhada “Outubro Rosa: Um toque de amor e carinho por você”. Dezenas de pessoas saíram pelas ruas do município divulgando o movimento que contou com a participação dos profissionais da saúde e de diversas secretarias.

A caminhada teve início às 17hs. A concentração foi realizada na Unidade Básica de Saúde Vera Lúcia no bairro São José e o término foi realizado em frente a Prefeitura Municipal. Durante todo percursos os profissionais lembraram da importância do exame e promoveram a campanha.

O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões – um aumento de 17% em relação a 2011.

O ano de 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal
Edição: Leo Silva Fotos: Ricardo Pereira.





































Postar um comentário

0 Comentários