Subscribe Us

header ads

Cidade mais 'aecista' se define como 'pequeno paraíso"

Incrustada em um dos vales da Serra do Rio Grande do Sul, Nova Pádua se converteu nessas eleições no maior reduto de apoio tucano no país. No município de 2.450 habitantes, de acordo com dados de 2010 do IBGE,  Aécio Neves (PSDB) obteve no segundo turno 88,14% dos votos válidos (1.650), contra 11,86% (222) da presidente reeleita, Dilma Rousseff (PT). Além de Aécio, José Ivo Sartori, governador eleito no estado, também obteve votação recorde no local: 91,6% dos votos válidos foram para o candidato do PMDB.

(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que Nova Pádua não tinha beneficiários do Bolsa Família. Na verdade, o município tem 20 famílias atendidas pelo programa, de acordo com o site da Caixa Econômica Federal. A reportagem foi corrigida às 18h08).

A ausência de representações políticas locais do PT, a relação do governo federal com produtores no últimos 12 anos, e a visão de que Nova Pádua está fora das prioridades do Palácio do Planalto por ser "mais rica" pesaram, opinam moradores do município ouvidos pelo G1. Atualmente, o Bolsa Família encontra resistência entre moradores, focados no empreendedorismo.

“O pessoal aqui na cidade gosta muito de política. Quando tem debate, a cidade para tudo para assistir”, diz ao G1 Maico Morandi, de 17 anos, que trabalha em uma agência bancária na cidade. O jovem se considera um "conservador" e votou pela primeira vez.

A história de Nova Pádua começa em 1992, ano de emancipação do antigo distrito de Flores da Cunha, uma das cidades que se desenvolveram ao redor de Caxias do Sul com uma mesma característica: a colonização essencialmente italiana. A vida econômica de Nova Pádua também passa pela vitivinicultura, outro traço presente na Serra gaúcha. De acordo com a prefeitura, 90% do PIB local é oriundo da uva.

A pobreza praticamente inexiste em Nova Pádua. A garantia de emprego é permanente, graças às oportunidades oferecidas pelo trabalho no campo, dizem os paduenses. No centro da cidade, a limpeza das vias chama a atenção de quem está acostumado à sujeira das grandes cidades. Boa parte dos moradores vive em residências ao longo da principal rua, a Avenida dos Imigrantes, onde o asfaltamento está intacto.

Veja reportagem completa do G1

Postar um comentário

0 Comentários