Subscribe Us

header ads

Família recebem acompanhamento, atenção e até visitas domiciliares com médico e enfermeiros através do PSF em Umarizal

Cerca de 940 famílias umarizalenses são atendidas pela equipe do Programa Saúde da Família – PSF, que atual na Unidade Básica de Saúde Raul da Franca Alencar, localizada na rua Joaquim Clemente. De acordo com o médico da unidade, Dr. Eduardo são realizados em média 60 atendimentos por dia, além de serem realizadas visitas domiciliares a pessoas da área que não tem como se locomover para chegar até a UBS.

“Quando chegamos ao município existia uma demanda restrita por não haver medico no município. Agora o município tem 100% de área coberta. Somo Eu, Dr. Ênio, Dr. Roberto, Dr. Jayson e Dr. Carlos Alexandre do PSF. Quando chegamos existia uma demanda do pessoal vir atrás de medico e não ter”, destacou Dr. Eduardo.

O médico destacou que a estratégia da Saúde da Família está sendo bem executada pelo município, porém ainda existem críticas devido à falta de conhecimento da população sobre o que é urgência e emergência.

“A crítica maior em relação ao município de Umarizal em questão de saúde é o Centro de Saúde, pois as pessoas confundem o atendimento de urgência e emergência com esse daqui que é agendado”, Explicou.

Eduardo falou sobre o trabalho que vem realizando na unidade desde que assumiu a equipe do PSF. Além das visitas domiciliares que fazem a diferença na vida de centenas de pessoas que não podem se locomover até a UBS, o médico disse que está realizando um trabalho para reduzir o uso de medicamentos controlados pela população que segundo ele, é grande.

“Aqui na UBS existia uma cultura de entregar receituário controlado e nós estamos tentando fazer o desmame, pois na maioria das vezes a pessoa não necessita. Com uma conversa, na maioria das vezes a gente consegue resolver diversos problemas sem ter que recorrer a exames ou medicamentos”, contou.

O médico disse que é justamente esse o objetivo do PSF. “Conhecer o problema, não só tratar a doença. Nem sempre é o remédio que vai tratar o problema, as vezes uma conversa, uma atenção a relação médico e paciente na maioria das vezes ajuda com o problema”.

Dr Eduardo trabalha em Souza na Paraíba, no Ceará e em Umarizal. O médico disse que busca trazer experiências de outros estados para Umarizal e vice versa para conseguir realizar um trabalho de excelência junto à população.

“Na medida do possível tentamos trazer o que tem de bom pra cá e o que tem de bom aqui levar para lá.  Como por exemplo não tratar o paciente só com tratamento farmacológico, mas entender o que se passa com o paciente com sua família e amigos”, finalizou.


Cleize de 31 anos, é paciente da USB Raul da Franca e Dr. Eduardo. Para ela o atendimento realizado não só pelo médico, mas por toda equipe da UBS é excelente. Ela faz na unidade o acompanhamento gestacional da sua segunda filha “Já fui atendida outras vezes e acho ótimo o atendimento. Faço o acompanhamento aqui todo mês, mas agora vai ser de dois em dois meses por que minha filha já tem 1 ano de idade. Eu gosto e não tenho nada a reclamar. Quando eu estava gestante meu acompanhamento sempre foi aqui”, contou.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal
Edição: Leo Silva Fotos: Ricardo Pereira e cedidas pelo médico, Dr, Eduardo.






Postar um comentário

0 Comentários