Subscribe Us

header ads

Com equipe médica do PSF completa, secretaria trabalha para reorganizar saúde de Umarizal.

Cinco médicos vem garantindo que a população do município de Umarizal tenha garantido atendimento médicos em todos os bairros e até na zona rural através do Programa Saúde da Família. É o que destaca Secretária de Saúde, Luzinete Freitas.

“Nós temos os 5 médicos. São 2 na zona rural, Dr. Roberto e Dr. Carlos Alexandre. Nós temos Dr. Jayson no bairro são José, Dr. Eduardo no Raul da Franca Alencar e temos Dr. Ênio no Centro de Saúde”, contou.

Luzinete conta que a saúde do município está passando por um processo de reorganização para adequar o município ao que requer o Ministério da Saúde para que o PSF seja executado.

“Nós temos que trabalhar a população, pois está havendo uma reorganização na saúde. Nós estamos tirando todos os médicos do Centro de Saúde e colocando nas unidades básicas. Temos que esclarecer a população que chega no Centro de Saúde e não tem médico. Não tem lá, mas tem nos
bairros. Muitos perguntam por que não deixam esses médicos no posto. A gente precisa mostrar para a população que esses médicos são pagos pelo Ministério da Saúde, é recurso federal e não podem ficar no Centro de Saúde, por que se eles ficarem atuando a promotoria vai fazer a gente tira-los e corremos o risco de perdê-los”, esclareceu.

A secretária explicou como a saúde de Umarizal vem atendendo a população. Para isso ela usou como exemplo a UBS da Rua Joaquim Clemente. “O médico de lá atende só a população de sua área que é o IPE, Lalins, Santa Luzia, Novo Horizonte e uma parte do Centro da cidade. Se chegar uma urgência no Centro de Saúde e não tiver médico os enfermeiros que estão de plantão fazem a triagem e fazem o encaminhamento para qualquer uma das unidades que tiver médico”, explica.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal
Edição: Leo Silva Fotos: Ricardo Pereira.

Postar um comentário

0 Comentários