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Estudantes de Umarizal mais uma vez em Londres; Jovens da Escola 11 de Agosto participam de Fórum de Iniciação Cientifica

Um grupo de alunos de escolas públicas do semiárido potiguar estará entre os 350 brilhantes jovens cientistas de 60 países, participantes do 56º LIYSF (London International Youth Science Forum), no Imperial College, em Londres, Inglaterra. O avento acontecerá durante o período de 23 deste mês a 6 de agosto próximo. Ao todo serão três projetos expostos por quatro alunos dos municípios de Mossoró (Escola Estadual Eliseu Viana), Tibau (Escola Estadual Rui Barbosa) e Umarizal (Escola Estadual 11 de Agosto).

Sob o tema Eureka! - Descoberta e Desenvolvimento em Ciência, o LIYSF2014 discutirá de que forma os cientistas podem criar novas soluções e abordagens para desafios importantes. De acordo com os organizadores, o evento deverá considerar como a ciência gerencia - ou deveria gerenciar - os processos de inovação para alcançar o máximo de benefícios; e como as soluções propostas podem afetar e serem afetadas no que diz respeito à ética, à economia, à política, à logística e com fatores sustentáveis.

Além de exporem os seus projetos, os estudantes participarão de palestras, visitas a centros de ciência e de pesquisa e fóruns de discussão com renomados cientistas. O evento inclui visitas a locais históricos e culturais da cidade. Dentro do circuito de visitas estão as universidades de Cambridge e a de Oxford, quando terão a oportunidade de conhecer algumas pesquisas realizadas nas duas instituições. Todos esses momentos caracterizam uma experiência única aos jovens cientistas. O fórum que acontece, desde 1959, proporciona, também, a troca de experiências com os participantes dos demais países.

Projetos e respectivos pesquisadores

Real brasileirismo: uma proposta para mudança de atitude
Escola Estadual Rui Barbosa (Tibau)
Prof. Victor Silva do Carmo (orientador)
Jhonatan Victor Gomes Piffer

Durante a experiência, os pesquisadores buscaram envolver os colegas de turma, para que, através de manifestações artísticas mudassem a postura relacionada às aulas de Língua Portuguesa. A ideia era transformá-los em alunos mais conscientes, críticos, leitores e produtores de textos.  “Como didática de reforço da teoria da disciplina, foi proposta aos estudantes, a oportunidade de construírem um estilo de época, em que tivessem contato com expressões como literatura, pintura e música”, explicou o professor Víctor Silva do Carmo, orientador do projeto.

Aveus – Ambiente virtual educacional utilizando servidor
Escola Estadual 11 de Agosto (Umarizal)
Aleksander Rafael Silva
Dennis Deniam de Albuquerque Ribeiro

Preocupados com o descarte inadequado do lixo eletrônico, os estudantes desenvolveram um projeto para coletar e dar nova destinação a equipamentos eletrônicos que seriam descartados de maneira incorreta. Após restauração, puderam utilizar softwares livres e gratuitos, nos equipamentos projetados. Os pesquisadores realizaram um experimento, para demonstrar que aparelhos em bom estado de funcionamento, na maioria das vezes, são jogados na natureza de forma inadequada, junto com o lixo comum, o que pode ser prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana em função de seus componentes. Os novos produtos poderão ser utilizados para a exibição de vídeos, acesso à internet, realizar pesquisas, ouvir músicas, redigir e editar textos, produzir planilhas e apresentações.

Desenvolvimento de uma pomada com atividade antiinflamatória e cicratizante a partir do extrato de ximenia
Escola Estadual Eliseu Viana (Mossoró)
Thatielly Thainara Silva Gomes

O projeto buscou avaliar o potencial cicatrizante e antiinflamatório do extrato de partes vegetativas da Ximenia Americana L. (conhecida pelos nomes de ameixa-brava, ameixa da Bahia e ameixa de espinho), uma vez que a referida espécie, além de apresentar comprovada ação antimicrobiana, possui, também, uma série de metabolitos secundários com enorme potencial, culminando com a produção de medicação de uso tópico. Os resultados obtidos são de expressiva contribuição para a comunidade que utiliza fitoterápicos com a ação antiinflamatória e cicatrizante.

Observações: Os projetos participantes do 56º LIYSF foram premiados, durante a 3ª. Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, realizada em Mossoró, em outubro do ano passado. A Feira é parte integrante do Programa de Extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido e da UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e apoio das DIREDs – Diretorias Regionais de Educação.

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