Subscribe Us

header ads

Na última sessão do 1º período legislativo, vereadores de Umarizal aprovam LDO e Sistema Municipal de Cultura.

Na última sessão do primeiro período legislativo de 2014 realizada nessa terça-feira, 24, a Câmara Municipal de Umarizal finalizou suas atividades do primeiro semestre com a aprovação por unanimidade de duas matérias enviadas pelo Executivo Municipal: A Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO (Projeto de Lei Nº 009/2014 e o Sistema Municipal de Cultura (Projeto de Lei Nº 010/2014).

A LDO é o instrumento por meio do qual o governo estabelece as principais diretrizes e metas da Administração Pública para o prazo de um exercício. Após receber parecer favorável das comissões da casa, o projeto foi aprovado por unanimidade.

“Tudo já foi aprovado no PPA – Plano Plurianual de Ação Governamental -, então não há o que discutir. A LDO é só uma continuação, dando as diretrizes do que o governo tem que fazer”, explicou o presidente da câmara, vereador Washington Sales (PROS).

Também foi aprovado na sessão dessa última terça o PL 010/2014 que versa sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura do município de Umarizal. Os vereadores também votaram favoráveis a aprovação e o projeto foi aceitado por unanimidade.

“Nada que venha para desenvolver Umarizal, eu tenho objeção. Votei favorável nas comissões e voto aqui também”, justificou o vereador Zé Moura (PSDB).

Washington explicou a importância do projeto para o desenvolvimento da cultura no município de Umarizal. “O sistema destina 1% de todo orçamento do município para a cultura beneficiando órgãos e grupos culturais de Umarizal como as quadrilhas juninas, grupos de teatro, dança e outros”, concluiu Washington.
A sessão começou mais cedo, já que era aguardada a presença da Secretária de Saúde, Luzinete Freitas e do contador da pasta para fazer um balanço das ações e dos gastos desde o início da gestão do prefeito
Mano. Em ofício a secretaria esclareceu a impossibilidade de participar da audiência devido a ausência do contador que reside em Natal e teve que adiar a vinda a Umarizal.

A câmara agora entra em recesso e só deve retomar as atividades a partir do dia 04 de agosto. O período, segundo o presidente Washington serve de descanso e também para que os vereadores possam visitar suas bases e a comunidade. Apesar do recesso, o vereador esclarece que a sede da câmara permanece aberta normalmente durante todo período.

Da Assessoria CMU
Edição: Leo Silva Fotos: Ricardo Pereira.

Postar um comentário

0 Comentários