Subscribe Us

header ads

Jovens cientistas umarizalenses expõem pesquisas em evento

Onze projetos de iniciação científica, com soluções inovadoras e muitas doses de talento, serão apresentados na 2ª Expo Nacional Milset Brasil (EXPONAMILB). O evento acontece até esta sexta-feira, 30, na Fábrica de Negócios, tendo a abertura ocorrida ontem em Fortaleza.

O Movimento Internacional para o Desenvolvimento Científico e Técnico (MILSET) está presente em mais de 90 países e possui cerca de 50 eventos conveniados em todo o mundo. Ao participarem da exposição, os estudantes e professores potiguares passam a integrar um grupo seleto que desenvolve a pesquisa jovem nos cinco continentes.

A exposição de pesquisas, na EXPONAMILB, abre espaço para a ampliação do conhecimento científico entre os jovens e contribui para a sua formação estudantil. De acordo com a organização do evento, os finalistas e orientadores dos projetos classificados em 1º, 2º e 3º lugares, de cada área do conhecimento, receberão medalhas e certificados. As pesquisas mais pontuadas terão direito a credenciamentos para participarem em uma das 16 feiras afiliadas, no Brasil e no exterior.

Dentre os projetos potiguares que serão apresentados na segunda edição da EXPONAMILB está o intitulado Lixo Eletrônico Ganha Novo Destino – Projeto Aveus. Preocupados com o descarte inadequado do lixo eletrônico, estudantes da Escola Estadual 11 de Agosto, de Umarizal, iniciaram um projeto para coletar e oferecer nova destinação a equipamentos eletrônicos que seriam descartados de maneira incorreta. Após restauração poderão utilizar softwares livres e gratuitos. Os pesquisadores Aleksander Rafael Silva, Dennis Deniam de Albuquerque Ribeiro e Jéssica Milenna Alves Gomes são os responsáveis pelos trabalhos. O projeto visou realizar um experimento, para demonstrar que aparelhos em bom estado de funcionamento, na maioria das vezes, são jogados na natureza de forma inadequada junto com o lixo comum, o que pode ser prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana em função de seus componentes.

Da Gazeta do Oeste

Postar um comentário

0 Comentários