Subscribe Us

header ads

18 de Maio em Umarizal teve foco na divulgação do Disque 100; Programação foi realizada de 17 a 20 de maio.

A campanha do 18 de maio – Dia do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – foi amplamente difundida na sociedade Umarizal na edição desse ano. Com uma vasta programação voltada informar a população sobre o Disque 100, número pelo qual é possível fazer denúncias de abusos, o “Faça Bonito” 2014 superou todas as expectativas segundo o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que promoveu o evento em parceria com a Secretaria de Assistência Social e diversas entidades.

A programação teve início na sexta-feira, 16, na Câmara Municipal que ficou lotada de populares e representantes das entidades que esse ano firmaram parceria com o poder público e entraram na campanha. De acordo com a coordenadora do Creas, Kelvia Kaliana o foco do evento esse ano foi divulgar o Disque 100.

“Esse ano nos focamos na denúncia. Estimulamos as pessoas a denunciarem e é preciso que as pessoas se sintam responsáveis na proteção dos direitos da criança e adolescente, por isso que esse ano nos unimos com outras entidades para chamar a atenção, para as pessoas que a sociedade civil se envolvessem, pois não é só um problema do poder público. A gente precisa das parcerias e principalmente que as pessoas se sintam responsáveis e denunciem”, declarou.

Ainda na abertura foram realizadas duas palestras. Uma sobre “Como identificar o Abuso Sexual” com a Psicóloga Rafaela Azuzi e “Conhecendo o Disque 100” com Clovis Leite, Conselheiro Tutelar.

“Infelizmente as pessoas não conhecem amplamente o Disque 100, se conhecessem poderiam utilizar o Disque 100 como uma poderosa ferramenta na questão de denunciar para que aquelas crianças e adolescentes que estão sendo abusadas possam ser tiradas daquela situação. Que essa campanha sirva de conscientização e o nosso papel é esse a disseminação da informação para que a
criança tenha assegurado os seus direitos infanto-juvenis”, declarou Clovis.

A programação seguiu no sábado, 18, com a participação da equipe do CREAS numa roda de conversas no programa Redação 104, transmitido ao vivo pela FM Fraternidade 104,9 e apresentado por Bosco Rodrigues, Leo Silva, Ulisses Neto e Roberto Alencar.

No programa, a Kelvia Kaliana destacou as parcerias firmadas com entidades do município para difundir a campanha na sociedade. “Em 2014 o poder público de Umarizal através do CREAS, Secretaria Municipal de Assistência Social, Cras, SCFV, a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Diaconia, representando toda a sociedade civil estiveram de mãos dadas na luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Também foram nossos parceiros
nessa luta o Conselho Tutelar, Fórum DCA – Umarizal”, destacou.

Na segunda, 19, e na terça, 20, a programação seguiu nas ruas e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Houve Panfletagem e Blitz na Feira Livre e Atividades sobre o 18 de maio com as crianças e adolescentes do SCFV.

A secretária de Assistência Social, Sandra Maia que representou o prefeito Mano Onofre durante toda programação do evento se mostrou satisfeita com o sucesso da campanha este ano. “Esse ano estou muito feliz com a parceria com a Diaconia. O ano passado só veio a Secretaria o CRAS e CREAS e esse ano estivemos com mais parcerias. Estivemos com as escolas e a saúde e com a
participação das pessoas. A participação da secretaria foi em apoiar o CREAS, então foi uma parceria muito bacana para realizarmos o trabalho”.

Sandra reforçou que o foco do Faça Bonito 2014 foi incentivar as pessoas a denunciarem. “O principal objetivo é que as pessoas denunciem. Quando tiver um problema faça a denúncia, por que se nunca for feita uma denúncia nunca vai ser explorado no sentido de resolver a situação. É um trabalho muito sigiloso, as pessoas tem medo de denunciar, mas tem que denunciar e procurar o serviço para resolver a situação”, concluiu.





































Postar um comentário

0 Comentários