Subscribe Us

header ads

´Penitência?! Jovens abdicam de WhatsApp como preparação para Páscoa

Dois jovens católicos fugiram do comum na hora de decidir qual penitência adotariam na quaresma e Semana Santa, em Fortaleza.  A estudante Débora Gurgel abandonou o WhatsApp e o designer Marcos Antônio Farias saiu dos grupos de amigos no aplicativo que funciona no celular.

Para a Igreja Católica, a penitencia durante o período de preparação para Páscoa está relacionada a evitar comportamentos negativos para se chegar às virtudes, de acordo com a comunidade católica Shalom, da qual os jovens participam. Muitos cristãos fazem abstinência e jejum - ligados à alimentação - e outros, penitências, abrindo mão de prazeres do dia a dia.

A pré-universitária Débora, de 17 anos, desinstalou completamente o aplicativo. Ela afirma que passava o dia inteiro conectada, trocando mensagens com o grupo de orações da comunidade católica que participa. "Notei que quando saímos com nossos amigos, ficamos todos na tela no celular, conversando com outras pessoas e isso atapalha a socialização, o contato, não em mais o olho no olho", diz.

Durante os 40 dias, entre 5 de março e 13 de abril, a estudante afirma ainda ter feito momentos de voto de silêncio e jejum. "Eu fiz isso para me conhecer. Sentia muita falta do WhatsApp, mas quando isso acontecia eu ia direto para oração. Meu refugio não precisa ser a rede, pode ser direto em Deus", disse.

Da quarta-feira de Cinzas até o sábado (18), o designer Marcos Antônio de Farias,   decidiu usar o aplicativo apenas em mensagem direta. “A gente pensa em comida, chocolate, refrigerante. Eu percebi que tinham outras coisas que me faziam dispersar. Por mais que sejam mais profissionais e religiosos, nesses grupos têm muitas brincadeiras e distrações. Para mim, foi uma forma de ficar mais centrado, mais na minha”, conta Farias.

Ele diz que tem nove grupos de conversa ativos e recebia mensagens a toda hora do dia. “Nos primeiros dias, meus amigos começaram a perguntar por que eu não tava dando a atenção aos grupos”, afirma. Como está a pouco tempo em Fortaleza, as redes sociais eram uma forma de comunicação com os amigos do Rio de Janeiro, cidade natal dele. “Minha participação era uma forma de estar lá. Foi difícil”.

Facebook

Farias também evitou acessar o Facebook. Não entrou no perfil pessoal, mas precisou gerenciar páginas do trabalho. “Evito assuntos para brincadeiras. Eu vi que minha conexão nas redes sociais era exagerada. Comecei a dar atenção a outras coisas, telefonar para pessoas. O nível de conversa foi outro. Valorizei mais os encontros com meus amigos”, disse.

O designer garante que vai ficar mais vigilante nas interações nas redes socias, mas já sabe qual será a primeira mensagem após a quaresma. “No domingo, tenho que desejar 'Feliz Páscoa' no grupo”, afirma.

Penitência, abstinência e jejum

Durante a quaresma, que começa na quarta-feira de Cinzas, muitos católicos não se alimentam de carne vermelha por exemplo (abstinência) ou comem apenas pão e água por um dia (jejum). Outra prática é livrar-se de hábitos ruins (penitência). A quaresma terminou no domingo de Ramos, que abre a Semana Santa, período que se estende até domingo, momento em que a ressureição de Jesus Cristo é lembrada.

Postar um comentário

0 Comentários