Subscribe Us

header ads

Prefeito Mano inicia recuperação de barragens da zona rural; Obras vão garantir segurança hídrica e sustento.

O prefeito Mano Onofre está mobilizando todo maquinário do município para recuperar as barragens de contenção da zona rural de Umarizal. Com as fortes chuvas do ano de 2008, das 14 barragens mapeadas no município, três delas não suportaram o volume das águas e foram destruídas. O trabalho de recuperação começou a cerca de 15 dias na propriedade de Seu Pércio, no sítio Cajazeiras.

“É um compromisso de Mano principalmente com as pessoas que fizeram essas obras que foram danificadas na chuva de 2008 onde foram danificadas 3 barragens e essa de Seu Percio foi a primeira que está sendo recuperada, um compromisso de Mano com a comunidade”, disse Eleite Pili, secretária de Agricultura que esteve na tarde dessa quinta-feira, 30, visitando o local.

O secretário destaca que a expectativa é que as três barragens arrombadas possam ser recuperadas na gestão de Mano. Pili destaca o suporte do maquinário do município que vem dando um grande apoio aos serviços.


“Graças a Deus o Governo Federal chegou com essas maquinas que ajudaram ao município. Essas máquinas eu acho que chegaram em boa hora por que se fosse contratar maquinas era uma despesa a mais e não teríamos como fazer um serviço desse porte que a gente vê que não é um serviço pequeno para um proprietário fazer nem o município bancar toda a despesa de contratação de maquinas”, disse Eliete.


Para seu Percio, a obra tem grande importância e irá ajudar a toda comunidade. Ele conta que cerca de 8 pequenos proprietários vão se beneficiar com a construção da barragem que deverá estar concluída em uma semana. “Eu agradeço muito ao prefeito. A gente ver que está sendo recuperado é bom. A opinião do povo é dizer que não tem futuro tapar com barro que vai embora, mas só vai embora com uma enchente muito grande”, disse Seu Percio.


Eliete destaca que agora é aguardar que as chuvas voltem a cair na região para que a barragem volte a represar água e garantir que a comunidade volte a desfrutar dos benefícios da construção. “Agora é esperar a chuva. A comunidade tinha lazer nos fins de semana que o pessoal vinha tomar banho e sem contar na questão de parte de irrigação que depois da barragem o pessoal perenizou essa região do rio e o pessoal começou a plantar suas hortaliças e outros produtos da agricultura e com o rompimento da barragem causou grande prejuízo para as famílias que eram beneficiadas com essa barragem”, contou o secretário.



“Parabenizo o prefeito por que ele tem olhado para a zona rural com bons olhos. Sabemos das dificuldades que ele enfrentou no inicio da gestão não foi fácil, mas ele sempre falava em concluir essa barragem e se Deus quiser teremos um bom inverno e estaremos aqui em março com a barragem cheia”, concluiu Eliete.




Do Site da Prefeitura de Umarizal

Postar um comentário

0 Comentários