Subscribe Us

header ads

Catadores de Umarizal são cadastrados em programa nacional; Projeto do prefeito objetiva gerar emprego e aumentar renda desses trabalhadores.

O Agente de Desenvolvimento, Glauber Luciano e a Bióloga do município, Vanessa Dias começaram a realizar nessa quinta-feira, 30, o cadastro dos catadores que irão formar a primeira associação da categoria em Umarizal. Os trabalhadores estão sendo cadastrados no CATAFORTE, um programa nacional de fortalecimento dos catadores de todo Brasil.

“Após cadastrados essas fichas serão encaminhadas para Natal e partir daí as ações de capacitações para esses catadores começa a chegar para fortalecer o trabalho deles”, explicou Glauber.

Dona Ana, 65 anos, moradora do bairro Caraíbas conta que trabalha como catadora no lixão do município há dois anos. Ela conta que apesar do preconceito das pessoas, é através do trabalho que ela consegue tirar uma renda extra pra família.


“Acho importante esse cadastro, só que tem gente que desfaz disso que nós fazemos de ir ao lixão, mas não é desvantagem é uma coisa bonita que vejo passar a reciclagem na televisão, em São Paulo, Brasília. Então eu faço isso por que eu acho bom, tem uma renda extra, dá pra tirar dinheiro”, disse dona Ana que ajuda a família com o aposento que tem.


Glauber conta que atualmente todos os produtos recicláveis que são recolhidos em Umarizal são vendidos para atravessadores por preços inferiores ao de mercado. Com a formação da associação de catadores, ele explica que os produtos serão vendidos diretamente para indústrias. “Dessa forma nos acabamos com os atravessadores, e eles vão poder vender o trabalho deles por um preço muito melhor. Então a categoria vai se fortalecer e vão ver sua renda aumentar. É isso que Mano quer e por isso está apostando nesse projeto”, detalha.


“Essa iniciativa eu nunca tinha visto aqui. Eu me mudei para cá na época de Zezito e passou muitos prefeitos, mas eu nunca tinha tido isso e Mano deu. Não trabalha quem não quer”, completou dona Ana.


Ao 56 anos, Dona Rita está contente com o cadastro e com a iniciativa do município de criar a associação. Ela conta que trabalha a nove anos com produtos recicláveis e é através desse serviço que consegue pagar algumas contas.  “Dá para a gente pagar a água, luz o gás”, diz.

Ela diz que a tarefa é trabalhosa, porém prazerosa e ajuda a manter a cidade limpa. Ela espera que com o cadastro e com a venda dos produtos direto para industrias a renda possa aumentar.


“Dá trabalho por que tem que separar o plástico limpo do sujo, o alumínio, o cobre, o ferro, as garrafas tem que ser limpa, as sacolas tem que ser limpas, tudo tem que ser separado, e eu espero que com esse cadastro as coisas funcionem e todo mundo se reúna e faça a cooperativa e que as coisas vão para frente”, disse.

Para Glauber, a realização do cadastro é mais passo para consolidar o projeto da Coleta Seletiva em Umarizal. O agente diz que conta com o apoio do Sebrae e da Acresea, associação do município de Caraúbas, para implementar o trabalho em Umarizal. “As próximas etapas será abrir a associação, ver o espaço no município onde o trabalho será realizado e a prefeitura fazer a compra do maquinário que será utilizado ai é só começar o trabalho”, concluiu.

Do Site da Prefeitura de Umarizal

Postar um comentário

0 Comentários