Subscribe Us

header ads

Prefeito Mano firma parceria com Emater e município é contemplado com mais barragens para agricultores.

O prefeito Mano Onofre acompanhou nessa terça-feira, 26, o lançamento de mais uma etapa do Projeto Segunda Água, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, através da Emater-RN. O evento aconteceu na Câmara Municipal. Representantes dos 18 municípios que integram a Emater regional de Umarizal estiveram presentes.

O Projeto Segunda Água consiste na construção de barragens e promove ações de educação ambiental, com o objetivo de propagar o uso de água de qualidade para beber entre os agricultores familiares do semiárido. A meta é instalar 2.600 unidades, em 123 municípios potiguares, até dezembro de 2014. Além de barragens, são construídos renques e barramentos assoreados.

De acordo com a diretora da Emater, Francisca Jales, o município de Umarizal já foi contemplado com 34 barragens. “28 barragens do projeto Mais alimento e mais 6 barragens do Projeto Segunda Água”

O número elevado de barragens já construídas no município de Umarizal se deu graças a ação do prefeito Mano Onofre. “Nesse programa a Emater vem com tudo. Eles trazem todo equipamento e eu propus lá na Emater em Natal fazer o seguinte: Deixar a retroescavadeira de eles ir para outros municípios e a de Umarizal fazer o serviço. Em troca do uso da nossa máquina eles aumentariam o numero de barragens de Umarizal e eles concordaram”, explicou Mano.

Mano contou ainda que na mesma parceria o município já contemplado com mais 18 barragens. “E eu não vou medir distancia de botar a retroescavadeira de Umarizal para trabalhar”, disse o prefeito.

Experiências.

Durante o evento, foram apresentadas duas experiências de agricultores de Umarizal que foram contemplados com o Programa Segunda Água. Dona Beta do Sítio Campos contou que a barragem na sua propriedade foi construída em dois meses e já serve a comunidade. “Ficamos muito felizes. Me orgulho de lutar no sítio, viver da agricultura e esse projeto chegou na hora certa, apesar das poucas chuvas, tenho certeza que ainda vamos ser muito beneficiados com essa barragem subterrânea”, contou.

Outro beneficiado de Umarizal com o programa foi o seu Neto da Caiçara. Ele destacou a importância da barragem subterrânea. “A gente poder prender a água no subsolo e ela não evapora com esse sistema. Ela não some, fica guardada e nos podemos usar em tempos de seca”, disse. “Quero fazer ainda um plantio de orta e outro de cana ainda com a água dessa barragem”, completou seu Neto.

Barragem Umarizeira.

Presente no evento, representando a Governadora Rosalba Ciarlini, o Diretor Geral da Emater – RN, Flávio Azevedo trouxe a notícia de que a licitação para início da obra da Barragem Umarizeira já está em andamento. “Esse é o primeiro procedimento legal e já está encaminhado. É um sonho do povo daqui e será, sem dúvida, a ascensão dessa região”, disse o diretor.

A governadora Rosalba não veio a Umarizal por que estava em Brasília, segundo o Diretor da Emater, assinando convênios para o Rio Grande do Norte.

Participaram do evento na câmara, presidentes de sindicatos, presidentes de associações, vereadores, secretários de agricultura, além do prefeito de Olho Dágua do Borges, Breno Queiroga e a prefeita de Riacho da Cruz, Bernadete Rêgo.


Léo Silva - Uzl em Fotos  - O Retrato da Notícia.
















Postar um comentário

0 Comentários