Subscribe Us

header ads

"Estamos oferecendo uma merenda de mais qualidade", diz Mano no encerramento de capacitação de merendeiras

O Sebrae-RN em parceria com a Prefeitura de Umarizal capacitou um total de 27 merendeiras da rede municipal de ensino de Umarizal. Responsáveis diretas pela produção do alimento das crianças, as merendeiras receberam orientações relativas a todo o processo de manipulação do peixe tilápia que será incluso no cardápio de escolas e creches do município.

A conclusão das capacitações que foram realizadas no Centro de Evangelização de Umarizal foi marcada por uma degustação, que contou com a presença de alunos, diretores das escolas e de representantes do poder público, incluindo o prefeito Mano Onofre. A capacitação teve uma duração de três dias.

De acordo com Mano a ideia de trazer a capacitação é de promover melhorias na qualidade da merenda escolar e fomentar desenvolvimento da agricultura familiar de Umarizal. “Eu estou muito feliz por que vai incrementar não só a questão da merenda servida aos alunos que é o foco principal da capacitação, mas a curto prazo vamos trabalhar a questão da criação de peixe em gaiola entre os produtores locais com a garantia de o município absorver esse produto. Então dessa forma estaremos oferecendo uma merenda de muito mais qualidade e mexendo na economia local”, disse Mano que participou do encerramento da capacitação.

O diretor técnico do Sebrae – RN João Hélio destacou a importância da iniciativa do gestor local de buscar projetos como o da inserção do peixe para o município. “É uma atitude em prol do desenvolvimento do município e nós do SEBRAE apostamos e apoiamos e seremos parceiros quando o gestor público tiver essa iniciativa e tiver a vontade de mudar a realidade da sua população”, frisou.

Umarizal foi a segunda cidade a implementar o projeto. Em Apodi o projeto já funciona a alguns anos. A iniciativa em Umarizal é coordenada pelas secretarias de Assistência Social e Educação. As gestoras das pastas também participaram do encerramento da capacitação.

Sandra Maia (Assistência Social) parabenizou o prefeito por buscar o projeto. “Eu parabenizo Mano por ter abraçado essa causa, por ter investido. É um investimento alto, pois não é qualquer tipo de peixe, é um peixe de qualidade.”

A consultora do Sebrae e responsável pela capacitação das merendeiras em Umarizal, Ana Patrícia reforçou a importância nutricional e comercial do projeto. “Além de agregar um valor nutritivo altíssimo a alimentação da criança também aumenta a venda do peixe, faz com que o produto passe a ser mais divulgado, mais comercializado, e em contra partida faz com que a criança seja mais beneficiada com o acesso a esse alimento tão rico em nutriente”.

O cardápio com uso do peixe já foi aprovado pelos alunos da rede municipal. A estudante Gisele Silva, 16 anos, degustou e destacou e citou quais pratos foram os mais atrativos. “Eu gostei mais do mungunzá, e do hambúrguer, do cachorro quente, acho uma experiência muito boa, com certeza aprovei. Além de ser uma merenda muito boa é uma merenda saudável que vai ser boa para o nosso organismo”, disse.

Do site da Prefeitura de Umarizal

























Postar um comentário

0 Comentários