Subscribe Us

header ads

Diaconia e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Umarizal participam do Grito da Seca em Natal

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Diaconia de Umarizal participaram nesta terça-feira, 21, da mobilização Grito da Seca promovida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do RN (Fetarn), para cobrar medidas estatais contra a seca. O evento realizado em Natal teve a participação de carca de 7 mil agricultores de todo Rio Grande do Norte, segundo a coordenação do movimento.

“A proposta das nossas reinvindicações é com relação a seca. Ainda não tivemos uma resposta da nossa governadora da pauta que foi entregue o ano passado, por isso estamos fazendo esse ato onde tem delegações de todos os municípios do RN”, destacou ao Blog Umarizal em Fotos, o secretário de Agricultura de Umarizal e membro da diretoria do STR, Eliete Pili que participou da mobilização.

Após caminhada pelas ruas do centro da capital, a mobilização de agricultores se concentrou em frente a Governadoria. Também participaram do Grito da Seca este ano, Movimento dos Sem Terra (MST), Fetraf, Asa Potiguar, CUT e Incra.

“Esse evento é muito importante, o sindicato trouxe quinze agricultores e a gente esta lutando e é bom que os trabalhadores que ficaram no campo saibam que a gente veio entregar essa pauta, os trabalhadores precisam de urgência e a Governadora precisa saber que essa estiagem prejudicou muitos trabalhadores”, disse Aurineide Gurgel, presidente do STR de Umarizal.

Depois dos protestos, uma comissão foi formada para participar de uma reunião com a governadora. Na ocasião, Rosalba Ciarlini discutiu e deu providências relacionadas aos pontos da pauta apresentados ao Executivo Estadual. Do encontro foi definida, ainda, a criação de uma comissão que se reunirá mensalmente para debater sobre assuntos relacionados ao campo.

Permearam a reunião da tarde de ontem assuntos como a construção de barragens no Rio Grande do Norte, perfuração de poços tubulares, distribuição de milho, armazenamento do grão, titularidade de terras, novo georreferenciamento, construção de cisternas, caixas d'água, além da instalação da rede de adução e ligações domiciliares.

Ação voltada a Umarizal e região, Rosalba citou a construção da barragem de Umarizeiro, que de acordo com ela, aguarda liberação da Caixa Econômica autorizando a licitação.

“Viemos cobrar um pouco da governadora ações para a nossa comunidade que ainda não chegaram, e a gente como agricultor assentado, representante dos trabalhadores rurais do nosso município não poderia ficar de fora de um momento desses”, destacou Chico Gago vice-presidente do STR Umarizal que também esteve na mobilização.

A Diaconia de Umarizal foi representada no evento pelo técnico, Djan Xavier. Ainda participaram da mobilização o Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT) e a vereadora de Natal Amanda Gurgel (PSTU) que acompanhou a mobilização de estudantes da #RevoltadoBusão.












































































Fotos: Léo Silva - Uzl em Fotos - O Retrato da Notícia.

Postar um comentário

0 Comentários