Subscribe Us

header ads

Nova Unidade de Saúde é montada em Umarizal na Rua Joaquim Clemente para atender população


O município de Umarizal recebeu nessa quinta, 25, a visita do médico avaliador do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica – PROVAB. O objetivo da visita foi avaliar e fazer um diagnóstico da equipe de Saúde da Família cadastrada no programa do Governo Federal. A Secretária de Saúde, Luzinete Freitas acompanhou a visita do médico. A equipe beneficiada foi a de número 3 que têm como Enfermeira, Maraísa, coordenadora da equipe.

“Diante da necessidade e das exigências do programa, uma unidade de Saúde foi montada. Todos os esforços envidados para que o novo espaço oferecesse toda a qualidade que é de direito de todos. E o resultado não foi outro, a avaliação foi extremamente positiva, sendo ponto de destaque nas palavras do avaliador”, destacou Luzinete.

A nova unidade de saúde que passar a atender a população (da área da Equipe de Saúde de Maraísa), fica localizada na Rua Joaquim Clemente. O ponto é estratégico para garantir uma melhor cobertura das equipes de Saúde da Família e “desafogar” o atendimento no Centro de Saúde Dom Elizeu Mendes.

Dr. Gustavo
“Para a população será um atendimento corpo a corpo, olhando no olho do paciente e não naquele grande volume que a gente encontra no Centro da Saúde. A gente vem pra área pra atender o paciente e fazer melhor a consulta médica. Isso para o município isso será de grande valia”, destacou o médico Dr. Gustavo Henrique que atuará na Unidade.

O avaliador do Provab enalteceu os gestores do município pela iniciativa e destacou que fica feliz em vê uma Gestão voltada para a Atenção Básica, onde o Prefeito e Secretária trabalham para uma saúde Preventiva de qualidade.

“Ao final, podemos dizer que foi um sucesso essa primeira avaliação, principalmente pelo retorno gerado pela população. Todos falam da importância de uma Unidade de Saúde na área, e não somente concentrada no Centro de Saúde”, disse a Secretária.

A visita do avaliador acontecerá mensalmente, até o final dos 12 meses. De acordo com Luzinete, a Prefeitura garante o investimento necessário, “e assim, tornarmos referência em Atenção Básica brevemente”, completou Luzinete.

Avaliador ao lado da Secretária de Saúde, Luzinete
O que é o PROVAB

Estimular a formação do médico para a real necessidade da população brasileira e levar esse profissional para localidades com maior carência para este serviço. Com esse objetivo, o Ministério da Saúde lançou, em dezembro de 2012, o edital de abertura da segunda edição do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica – Provab. Nos meses de Janeiro e Fevereiro deste ano municípios e médicos aderiram ao Programa e em março os médicos iniciaram as atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde.

O médico que participa do Provab em 2013 tem a obrigatoriedade de realizar curso de pós-graduação prático-teórico em saúde da família, com 12 meses de duração. O profissional recebe bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais e tem suas atividades supervisionadas por uma instituição de ensino. Para os médicos bem avaliados, o Provab 2 mantém a bonificação de 10% nos exames de residência médica, seguindo a resolução nº 03/2011 da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Do Site da Prefeitura de Umarizal




Fotos: Equipe de Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários