Subscribe Us

header ads

Blog do Campelo consegue entrevista com a blogueira cubana Yoani Sánchez


Yoani Sánchez é uma filóloga e jornalista cubana. Licenciada em Filologia em 2000 na Universidade de Havana, alcançou fama internacional e numerosos prêmios por seus artigos e suas críticas da situação social em Cuba sob o governo de Fidel Castro e de seu sucessor, Raúl Castro.

É conhecida por seu blog Generación Y, editado desde abril de 2007, com dificuldades, porque não pode acessá-lo de casa, e por isso definiu-se como uma blogueira "cega". A revista Time a incluiu em sua lista de "cem pessoas mais influentes de 2008", dizendo que "debaixo do nariz de um regime que nunca tolerou dissensão, Sánchez exerce um direito não garantido aos jornalistas que trabalham com papel: "liberdade de expressão".

Em sua passagem tumultuada pelo Brasil, concedeu entrevista coletiva na Câmara de Dirigentes Logistas de Feira de Santana, onde respondeu diversas perguntas de jornalistas do mundo inteiro.

O Blog do Campelo na ocasião representado pelo jornalista Rafael Velame conseguiu uma entrevista exclusiva com a blogueira. Enviei por e-mail cinco perguntas ao colega jornalista e as respostas seguem na íntegra na entrevista. Vale lembrar que na coletiva, a imprensa só poderia fazer três perguntas à blogueira, e as que foram enviadas por mim, foram respondidas fora da coletiva.

Desde já agradeço ao colega jornalista Rafael Velame que intermediou o acesso do Blog do Campelo à blogueira e ao primo e patuense Dr. Getúlio Barbosa, um dos patrocinadores da vida de Yoani ao seu Estado.

Confiram (Tradução-Jornalista Rafael Velame) 

O que você achou das manifestações contrarias na sua chegada ao Brasil e especificamente em Feira de Santana? 

YS- Queria que no meu país essas manifestações fossem possíveis. São um símbolo de pluralidade e de democracia quando são pacíficas. Quando se tornam agressivas são um símbolo de intolerância.

Você considera que o regime ditatorial de Cuba está próximo do fim? 

YS- É possível, mas eu penso que agora a pressão fundamental que há sobre os ombros de Raul Castro para acelerar o processo de mudança é sua própria vida. Seu tempo está passando, e do seu irmão já passou. É uma questão de data, é uma questão de dizer que dia é. Raul Castro é um homem octagenário. Seu tempo está passando e não há um sucessor.

O que você acha do bloqueio econômico dos EUA ao seu País? 

YS- Todos sabem que sou contra o bloqueio. Cuba não é um partido, não é uma ideologia, não é um homem. Cuba é a diversidade, com muitas flores. Nas ruas de Havana, você vai encontrar pessoas que acham necessário manter o bloqueio e outras que acham que ele precisa acabar. Outros, como eu, acham que é preciso acabar com isso.

A atual geração cultural cubana pode ser considerada perdida ante o sufoco da ditadura? 

YS- A mudança fundamental para Cuba hoje é a que está no interior dos cidadãos. Uma mudança reflexiva para tolerância, para democracia e pluralidade. Isso me dá muita esperança em saber que uma geração de cubanos, a geração dos meus filhos, meus netos, encontrará um país mais plural.

Qual sua opção religiosa? 

YS- Não tenho religião, sou agnóstica.

Qual sua mensagem ao povo do Rio Grande do Norte através do Blog do Campelo? 

YS- Aproveitem a democracia do seu país. A liberdade é a coisa mais valiosa que se tem. Abraço a todos.

Agradeço mais uma vez à blogueira Yoani Sánchez, ao colega jornalista Rafael Velame e ao patuense Dr. Getúlio.

Postar um comentário

0 Comentários