Subscribe Us

header ads

Cras de Umarizal promove capacitações com profissionais da Assistência Social


A equipe da Casa das Famílias está realizando durante esta semana uma série de capacitações voltadas a qualificar as novas equipes que vão trabalhar na área de assistência social no município de Umarizal. O primeiro encontro foi realizado na tarde dessa quarta-feira, 30, na Escola Anália Costa. Profissionais do Cras, Creas, da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Tutelar do município estiveram presentes no momento.

“Essa semana estamos fazendo uma rodada de capacitações. Nesse primeiro dia a gente tá trabalhando as questões das relações humanas e do bom atendimento”, destacou o novo coordenador do Cras, Glauber Luciano.

Palestrou sobre o tema, a assessora da secretaria de Assistência Social, Suelene Fernandes “Sussu”. Ao lado da gestora da pasta, Sandra Maia, ela falou da importância das capacitações para as equipes que vão começar a desempenhar suas funções no município.

“Esse trabalho está sendo de suma importância porque o primeiro passo é esse: É a organização e capacitação pra esclarecer aos funcionários e as pessoas competentes como funciona o trabalho do Cras, Creas e de todo setor da assistência social”, explicou Sussu.

O trabalho segue até sexta-feira com mais dois encontros organizados pela equipe da Casa das Famílias. “Quinta-feira, 31, a gente irá trabalhar com a Assistente Social Kaliana a questão do atendimento no Cras. Na sexta feira, 01, a gente encerra com Ikaro que é da bolsa família que também vai tá passando algumas orientações”, contou Glauber.

A secretária de Assistência Social ressaltou que as capacitações são importantes para que as equipes que vão trabalhar na área se conheçam e passem a trabalhar de forma mais integrada. “A Cras e o Creas são dois programas que trabalham junto com a secretaria, então as vezes a equipe de um programa não conhece o que o outro faz então reunimos todos aqui para cada um saber um pouco do outro”.

Sandra conta ainda que é compromisso da gestão do prefeito Mano reforçar os serviços da Assistência Social para atender a demanda crescente da população vulnerável que necessita do atendimento. “Vamos reforçar o Cras, O Creas junto com outros programas também como o PETI e o Projovem. Nesses programas nós vamos ter umas mudanças bem grandes. Vamos querer que os alunos realmente participem e vão haver uma série de novidades que em breve iremos divulgar”, completou a secretária.

CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal.



























Fotos: Equipe de Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários