Subscribe Us

header ads

Blogueiro anônimo é investigado por denúncias


Um blogueiro anônimo está sendo investigado em uma operação conjunta da polícia e do Exército de Israel após denunciar que o número de suicídios entre os membros das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) pode ser maior que o divulgado oficialmente.

O caso está aquecendo o debate sobre a liberdade de imprensa no país.

A investigação veio a público em 12 de dezembro, quando o blogueiro "Eishton" (uma combinação dos nomes em hebraico "homem" e "jornal") publicou um novo banner em seu blog.

— [O blog] está sob uma investigação combinada entre a polícia e o Exército! Estou proibido de dar detalhes da investigação, que tem o único propósito de me fazer calar.

As informações são do site israelense Jerusalem Post.

O blogueiro, que guarda sigilo de sua identidade, também disse que, caso o blog pare de ser atualizado, seus leitores devem saber que ele foi submetido a "medidas anti-democráticas", que violam a "ética jornalística" e censuram informações que o público "tem o direito de saber".

Em seu blog, Eishton aponta discrepâncias entre os dados do governo e do Exército sobre os soldados mortos. Segundo o blogueiro, as forças armadas mascaram o número real de suicídios, forjando que esses soldados morreram em combate.

O Exército disse ao Jerusalem Post que as informações veiculadas no blog não são verdadeiras. Também segundo a assessoria do Exército, 14 soldados tiraram a própria vida em 2012, o menor número em pelo menos 23 anos.

Ainda segundo o Exército, um programa que promove a saúde mental dos soldados diminuiu bastante o número de suicídios, que era de 34 a 40 por ano.

Postar um comentário

0 Comentários