Subscribe Us

header ads

"O objetivo principal da escola é fazer um debate educativo e não promover política de nemhum lado" Diretor esclarece projeto


Diante da repercussão negativa dada pela mídia a um projeto de cunho educacional, o diretor da escola estadual 11 de Agosto, Zeze Cardoso concedeu entrevista a imprensa na tarde dessa quinta-feira (26) esclarecendo as dúvidas a cerca do debate que a escola, junto dos alunos irão promover amanhã (27). Os blogs Umarizal em Fotos e Raniele Gomes, preocupados em passar a informação com a veracidade dos fatos procuraram a direção da escola e Zeze explicou os detalhes do evento que vem sendo acusado de não ser imparcial e democrático.

Blogs: Zeze qual o objetivo deste projeto?

Zeze: O objetivo principal da escola é fazer um debate educativo e não promover política de nemhuma lado, nenhuma partido, nenhuma coligação.

Blogs: De quem foi a ideia do projeto para realização desse debate?
Zeze: Primeiro foi uma ideia dos alunos, especificamente da aluna Leonora.

Blogs: Como serão trabalhados os temas do debate?


Zeze: Os temas já são predeterminados para todos os candidatos pra não ter surpresa pra nenhum.

Blogs: E com relação às perguntas aos candidatos, como vai funcionar?

Zeze: Bom, primeiramente decidimos não abrir para o debate e nem as perguntas para o público, pois dessa forma a gente não teria controle de quais perguntas o público iria fazer para o candidato, e dessa forma evitar perguntas surpresa.

Blog: O projeto da escola vem sendo acusado não ter imparcialidade, o que você diz sobre isso?

Zeze: A gente planejou algo dentro dos padrões de imparcialidade. A princípio conversamos a ideia com os candidatos e com os representantes das coligações e em seguida fizemos as regras e as apresentamos também, todos concordaram.

Blogs: O regulamento em alguns pontos não ficaram muito claros como por exemplo as perguntas, como serão feitas?

Zeze: É, algumas coisas realmente ficaram meio confusas. Mas nosso planejamento é discutir temas, cada candidato vai apresentar as propostas para aqueles temas, mas como a gente colocou perguntas ai acabou confundindo, mas a gente já fez a correção das regras. A pergunta que vai ter é a da juventude. Quando sortear o tema Juventude, a pergunta vai ser feita por um aluno, essa é a única pergunta do debate, o resto são sorteados os temas e os candidatos vão dizer suas propostas dentro daquele tema. Não tem segredo, não tem pergunta surpresa, vão ser sorteados os temas tudo para evitar falta de lisura no debate, então na verdade somente o que aconteceu foi uma confusão entre perguntas e temas.

Blogs: Você poderia nos da um exemplo?

Zeze: Quando for sortear um tema por exemplo “segurança” cada candidato vai expor suas propostas pra esse tema e nesse momento não tem pergunta só o tema, que é ai onde está o objetivo educativo onde os alunos vão conhecer as propostas dos candidatos. Tudo será feito através do sorteio.

Blogs: como será a participação dos vereadores no debate?

Zeze: Não ele não vai participar do debate. Como nosso pensamento é fazer com que os alunos possam conhecer os candidatos, a gente vai dá dois minutos para cada vereador se apresentar, só se apresentar e dizer suas propostas, isso antes do debate dos prefeitos, não tem nada haver com debate, é um espaço que a escola vai ceder pra tanto o aluno quanto a sociedade conhecer suas propostas.

Blogs: Todos os candidatos concordaram com as regras e já confirmaram presença?

Zeze: Sim, fizemos um documento oficial deixamos com cada coligação pra assinar, na hora que assinar ele ta concordando com tudo que está no regulamento e confirmando a presença.

Regras corrigidas



DEBATE POLÍTICO


                                                    REGRAS PARA DEBATE POLÍTICO
REALIZAÇÃO
O debate será realizado pela Escola Estadual 11 de Agosto.

DATA E LOCAL
O debate será realizado no dia 27 de julho de 2012, a partir das 19:30hs na quadra da Escola.

EVENTO
O evento será  aberto aos alunos, professores, funcionários, imprensa e membro das coligações, e fechado ao público que assistirá o debate no pátio das escolas, que será transmitido através de telão.

PATICIPAÇÃO
Cada coligação terá direito a participar com 50(cinquenta) membros entre candidatos e assessores,

SORTEIO
A ordem dos temas  para cada bloco, será feita através de sorteio que define quem responde primeiro.

TEMPO
Inicialmente será estabelecido um tempo de 02(dois) minutos para cada candidato a vereador que queira apresentar suas propostas, sem direito a perguntas e respostas.

Para os candidatos a prefeito será estabelecido um tempo de 03(três) minutos para  apresentação,  exposição de suas propostas para os temas sorteados e considerações finais.

Para o tema JUVENTUDE , será feita uma pergunta elaborada pelo alunos, e lida pelo aluno Jonas Medeiros de Paiva da 2ª série do turno matutino, um dos representantes da comissão de justiça.

Fica estabelecido um tempo de 02(dois) minutos direito de resposta, para o caso de um candidato ser citado ou atingido durante a resposta do outro e 01(um) minuto para réplica, no caso de no direito de resposta o candidato também seja citado ou atingido.

MEDIADOR
O mediador se limitará a conduzir o debate, promovendo o sorteio e a leitura dos temas  e a ordem de resposta dos candidatos, não lhe cabendo o direito de fazer nenhum comentário de qualquer tipo que seja em relação aos candidatos.

TEMAS
Os candidatos apresentarão suas propostas  através de sorteio nos seguintes temas: EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA e JUVENTUDE, cada tema sorteado será explanados pelos candidatos por ordem de sorteio.

Ao final da explanação de suas propostas  para os temas,  fica estabelecido o direito de cada candidato fazer uma pergunta direta ao oponente, seguindo os mesmos critérios e tempos estabelecidos para os temas, como são três  candidatos, fica facultativos o direito de um candidato fazer ou não uma pergunta pra cada um dos oponentes.

PENALIDADES
Ao candidato que atingir verbalmente, moralmente ou se deter aos problemas pessoais do oponente, lhe será vedado o direito de continuar no debate.

COMISSÃO DE JUSTIÇA
Cabe a comissão de justiça avaliar e julgar direito de resposta e aplicação do item penalidades, a comissão de Justiça será composta por 05(cinco) alunos da Escola Estadual 11 de Agosto, abaixo relacionados:
Francisca Leonora da Costa Sales – Idealizadora do projeto
José Augusto Sobrinho Neto – Blog de tudo UZL
Jonas Medeiros de Paiva -  Projeto de energia Eólica
Aleksander Rafael Silva – Coordenador da web Rádio
Maria Gardenia Lopes Pinheiro -  Rainha junina

Postar um comentário

0 Comentários