Subscribe Us

header ads

Arte e Riso e Encanto do Nordeste por Sergio Rubens


Espaço Educação e Cultura 
A coluna de hoje vai ser um pouco diferente, resolvi prestar uma singela homenagem a dois grupos culturais de Umarizal que há muito tempo vem encantando, lutando e levando o nome da nossa cidade por onde passa.

Sem o apoio merecido do poder público, a Cia Arte e Riso e a Quadrilha Encanto do Nordeste, promovem cultura e arte há mais de uma década nessa cidade e região. Limitados financeiramente, ainda conseguem sobreviver em uma cidade que pouco se importa com cultura, arte e cidadania, organizando eventos e apresentações sem condições para isso, na maioria das vezes com um pouco de apoio financeiros de alguns comerciantes e cidadãos que gostam e valorizam nossa cultura popular.

O que se vê de fato por aqui é um enorme descaso com os grupos e artistas atuantes da nossa cidade, mas aparecem vários discursos bonitos, de preocupação com o futuro do jovem que se envolve com as drogas e a prostituição, com isso eu faço uma pergunta à você caro leitor. A arte não seria um caminho para livrar nossos jovens desses problemas?

Quando falo desses dois grupos culturais, falo com enorme propriedade, afinal faço parte de um deles e conheço o outro com bastante proximidade.

Se pensarmos que uma sociedade se constrói a partir da interação das pessoas entre si, através de seus costumes, preocupações e gostos, posso dizer que esses grupos são grandes contribuintes para a construção de uma sociedade mais justa.

Contudo, parabenizo de forma autêntica, singular e sincera esses grupos que vêm mantendo viva as nossas culturas e nossas tradições, sobrevivendo em meio a uma cidade carente no que diz respeito ao acesso aos bens artísticos e culturais, levando arte, cultura e cidadania para diversos lugares com necessidade desses elementos tão fundamentais à vida em sociedade.

Parabéns Cia Arte e Riso e Quadrilha Encanto do Nordeste por permanecerem a tanto tempo em nossa cidade, encantando e abrilhantando nossos olhos e mentes.

“O sentido de ser artista
É fazer da vida uma arte!
O cobertor é um estandarte
Não precisa de revista,
Não faz arte elitista,
Ele ama a humanidade,
Quer melhor sociedade,
É a arte que o faz
Mais humano e mais capaz
De viver com liberdade”.

Postar um comentário

0 Comentários