Subscribe Us

header ads

Calor gera aumento no consumo de energia no Rio Grande do Norte

O consumo de energia elétrica no Rio Grande do Norte cresceu 5,7% nos três primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

O acréscimo ocorreu principalmente pelo período de poucas chuvas e elevadas temperaturas registradas entre janeiro e março de 2012 em comparação com os mesmos meses de 2011, aumentando a necessidade de irrigação das lavouras no setor rural e do uso de condicionadores de ar nas residências.


O crescimento da demanda motivado por este fator deverá ser mantido ao longo de todo ano em função da confirmação de poucas chuvas para todo o Estado, realidade que deverá manter o ano com elevadas temperaturas.

Os principais destaques da expansão do consumo acumulado este ano foram verificados no segmento rural, que cresceu 29,8%, e no residencial, que aumentou 6,2%, correspondentes às classes de consumo que possuem maior sensibilidade às variações climáticas.


A classe industrial registrou um discreto aumento de 0,65% no consumo do trimestre, influenciado principalmente pelo início da operacionalização de uma nova fábrica de cimento na região do Médio Oeste potiguar.


O setor têxtil norte-rio-grandense, que nos últimos anos vem apresentando decréscimo no consumo de energia, registrou considerável queda de 15,9% no acumulado do ano.
A extração de petróleo, outro setor expressivo da indústria, que juntamente com o setor têxtil, representam cerca de 70% do consumo da classe industrial, também decresceu 4,4% no período de janeiro a março de 2012.


Apesar disso, a previsão da Cosern é que em 2012 o consumo de energia elétrica cresça 4,9% em todo o Estado, em comparação ao registrado em 2011, cujo aumento no consumo foi 1,2%, em relação ao ano anterior.

Postar um comentário

0 Comentários