Subscribe Us

header ads

Diaconia de Umarizal participou do Movimento contrĂ¡rio ao distrito irrigado da chapada do Apodi


Ato reuniu mais de 2 mil trabalhadores.
A Diaconia de Umarizal, ONG ligada a ASA Potiguar, participou nesta Segunda Feira (25), dia da agricultora e do agricultor familiar de uma grande mobilizaĂ§Ă£o no municĂ­pio de Apodi com a participaĂ§Ă£o de centenas de trabalhadores rurais, sindicatos, organizações e movimentos sociais. O objetivo foi denunciar e debater com a sociedade os impactos que serĂ£o causados pela construĂ§Ă£o do perĂ­metro irrigado na Chapada do Apodi.

O Distrito Irrigado estĂ¡ sendo projetado pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) para aproveitar a reserva hĂ­drica da Barragem de Santa Cruz, que acumula atĂ© 600 milhões de metros cĂºbicos de Ă¡gua. Querem desapropriar aproximadamente 14 mil hectares na regiĂ£o da Chapada do Apodi, que atualmente pertence a pequenos produtores rurais e atĂ© Ă¡reas de assentamento.

Representantes da Diaconia Umarizal
O projeto como todo prevĂª investimento na ordem de R$ 280 milhões. Os trabalhadores, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, Edilson Neto, querem o investimento, mas nĂ£o no perfil traçado pelo Dnocs, prevendo uma grande Ă¡rea para produzir frutas por grandes grupos empresariais usando agrotĂ³xico.





A concentraĂ§Ă£o teve inĂ­cio por volta das 7h no Sindicato de Trabalhadores Rurais de Apodi, em seguida os participantes seguiram pelas ruas do centro, onde realizarĂ£o um ato Publico, finalizando a mobilizaĂ§Ă£o com um almoço coletivo.

Apesar de o movimento ter reunido mais de 2 mil trabalhadores, atraiu poucas autoridades. Apenas o deputado estadual Mineiro, do PT, esteve presente. Segundo Mineiro, a proposta dos trabalhadores Ă© nobre e mais nobre ainda Ă© o ato de lutar pelos direitos sociais. "Estamos apoiando pelo grande benefĂ­cio ambiental que vai proporcionar a regiĂ£o", destaca o deputado.

O movimento jĂ¡ conseguiu semana passada, em audiĂªncia com o ministro Fernando Bezerra, da IntegraĂ§Ă£o Nacional, uma promessa de rever o projeto de irrigaĂ§Ă£o da Chapada do Apodi. No prĂ³ximo dia 8, em Natal, os agricultores ligados aos movimentos sociais vĂ£o se reunir com uma comissĂ£o de tĂ©cnicos do MinistĂ©rio da Agricultura para debater a elaboraĂ§Ă£o de um novo projeto para aproveitar a Ă¡gua da Barragem de Santa Cruz.

Com informações do Jornal De Fato e STTR de Apodi.
Fotos: Diaconia de Umarizal

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios