Subscribe Us

header ads

"UMARICULTURAL – Um Rio de Cultura Popular" - Projeto buscará desenvolver a cultura e integração de classes em Umarizal


Na última sexta-feira (24) a Associação Comunitária Cultural Amigos da casa de Cultura Popular Palácio do Gavião da Cidade de Umarizal, convidou os sócios, artistas, amigos, autoridades e Agentes da Casa da Cultura para apresentar o projeto "UMARICULTURAL – UM RIO DE CULTURA POPULAR" que é Ponto de Cultura aprovado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Jose Augusto. O Vereador Washington Sales e o secretário Municipal de Cultura Manoel Lino Junior compareceram ao encontro.

Na ocasião, o projeto foi debatido e discutido por todos o presentes. Os artistas reivindicaram o apoio  da Casa de Cultura e das autoridades municipais para dá andamento ao trabalho em Umarizal. O vereador Washington Sales junto ao Secretário Manoel Lino se disponibilizaram a entrar juntos no projeto dando todo o apoio necessário para sua concretização.
Desde de 2008 artistas de Umarizal buscavam a aprovação do ponto que tem como objetivo maior desenvolver a cultura  municipal, buscando a integração de variadas classes sociais.

O que é Ponto de Cultura?
O ponto de cultura são entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministro da Cultura que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades. Somam, em abril de 2010, 2,5  mil em 1.122 cidades brasileiras, atuando em redes sociais, estéticas e políticas.
O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade.
Pode ser instalado em uma casa, ou em um grande centro cultural. A partir desse Ponto, desencadeia-se um processo orgânico agregando novos agentes e parceiros e identificando novos pontos de apoio: a escola mais próxima, o salão da igreja, a sede da sociedade amigos do bairro, ou mesmo a garagem de algum voluntário.
Quando firmado o convênio com o MinC, o Ponto de Cultura recebe a quantia de R$ 185 mil, em cinco parcelas semestrais, para investir conforme projeto apresentado. Parte do incentivo recebido na primeira parcela, no valor mínimo de R$ 20 mil, para aquisição de equipamento multimídia em software livre (os programas serão oferecidos pela coordenação), composto por microcomputador, mini-estúdio para gravar CD, câmera digital, ilha de edição e o que mais for importante para o Ponto de Cultura.
Informações do Blog da Cia Arte e Riso, Blog do Vereador Washington Sales e site  do Ministério da Cultura.

Postar um comentário

0 Comentários