Subscribe Us

header ads

Uzl em Fotos - Reportagem - Índice de gestação na adolescência é alto em Umarizal - Informe-se!

O carnaval se aproxima e com ele muitos apelos aos excessos // o ministério da saúde mais uma vez vai insistir no sexo seguro: "só com o uso do preservativo" // nunca a população (principalmente os jovens e adolescentes) esteve tão bem informada e com acesso tão fácil ao preservativo.

A primeira relação sexual ocorre cada vez mais cedo / entre 13 e 17 anos segundo pesquisa que constatou ainda que aos 10 anos 75% dos alunos em uma grande metrópole do Brasil / inclusive de classes a e b / já tiveram algum contato erótico como toques ou beijos // essas experimentações acontecem entre os próprios adolescentes e muitos aderem para não ficar com fama de criancinhas no grupo // no primeiro relacionamento duradouro a garotada passa das carícias para a relação genital em no máximo sete meses. Segundo informação do ministério da saúde a cada ano / cerca de 4 milhões de adolescentes tornam-se sexualmente ativos no Brasil e a ocorrência de gravidez tem aumentado entre meninas mais novas.
Outra pesquisa mostra no Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes, número que representa três vezes mais garotas com menos de 15 anos grávidas que na década de 70 engravidam hoje em dia // a grande maioria dessas adolescentes não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade e / por causa da repressão familiar / muitas delas fogem de casa e quase todas abandonam os estudos. Dados elevados //
A situação em umarizal também é preocupante. Segundo dados da secretaria de saúde / no ano passado foram registrados 13 gestações entre adolescentes // número que equivale a 19,70 % do total de gestantes em todo município que tem uma média anual de 70 a 80 grávidas // número alarmante segundo a secretaria de saúde socorro Gomes // ela afirma que o percentual ta próximo do índice de alerta predeterminado pelo ministério da saúde.

A secretaria de saúde disponibiliza no centro de saúde de forma gratuita todos os métodos contraceptivos (injetável / oral / preservativos) necessários a prevenção tanto de doenças sexualmente transmissíveis como também para evitar uma gravidez indesejada // são dois mil e oitocentos reais mensais investidos na compra dos anti-concepcionais.

A secretaria também investe na prevenção da gravidez na adolescência recorrendo a palestras educativas principalmente nas escolas onde estão os jovens que cada vez mais cedo começam a se relacionar sexualmente.

Mesmo com todos os meios de prevenção a principal arma para evitar uma gravidez precoce é a postura dos pais em relação à sexualidade dos filhos // falar de sexo / participarem da vida sexual do adolescente / ensinar o jovem a se valorizar / e evitar as proibições são funções e até hábitos importantes que os pais devem aderir.

E outra nota importante // após o nascimento do primeiro filho, cerca de 40% das meninas voltam a engravidar // é por isso que os especialistas insistem que os pais não devem parar com a orientação sexual do jovem imaginando que ele já adquiriu maturidade suficiente com a primeira gestação //
Apesar de ser uma dádiva / um bebê na hora errada pode trazer muitos conflitos para a vida de um adolescente // por tanto prevenir é preciso.

Leo Silva / Redator Uzl em Fotos / Fm Fraternidade
uzlemfotos@hotmail.com / www.fmfraternidade.com.br / leounderworld@hotmail.com

Postar um comentário

0 Comentários