Subscribe Us

header ads

Uzl em Fotos - Notícias - Começou na semana passada as inscrições para o Projovem adolescente em umarizaL

O Projovem é o programa nacional de inclusão de jovens, lançado em setembro de 2007 pela presidência da república.

O Projovem destina-se a jovens com idades entre 15 e 17 anos pertencentes a famílias beneficiárias do programa bolsa família ou em situação de risco social e tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino // isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do bolsa família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de proteção social especial do suas ou pelos órgãos do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Os jovens são organizados em grupos / denominados coletivos / compostos por no mínimo 15 e no máximo 25 jovens // o coletivo é acompanhado por um orientador social e supervisionado por um profissional de nível superior do centro de referência de assistência social (cras) / também encarregado de atender as famílias dos jovens / por meio do serviço de proteção e atendimento integral à família (paif). Em Umarizal serão sete coletivos / três na zona urbana e quatro na zona rural ///
Os objetivos são fortalecer a família, os vínculos familiares e sociais, além de trabalhar a convivência social e a participação cidadã. Os trabalhos serão desenvolvidos através de encontros, oficinas, lazer, cursos e acompanhamento psicossocial.
A metodologia prevê a abordagem de temas denominados temas transversais, abordando conteúdos necessários para compreensão da realidade e para a participação social. Por meio da arte-cultura e esporte-lazer, visa a sensibilizar os jovens para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social, bem como possibilitar o acesso aos direitos e a saúde, e ainda, o estímulo a práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo dos jovens no espaço público.

Postar um comentário

0 Comentários