Subscribe Us

header ads

Mini Museu traz acervo que conta histórias de Umarizal e Região

Fundado em 1970 por Raimundo José da Silva "Lôlo", o museu abriga uma coleção de peças, obras e artefatos que datam de décadas passadas e que contam a história da região oeste e de Umarizal.

O Museu traz também em seu acervo relíquias do lendário bando de lampião. Objetos pessoais como o sinto de Maria Bonita, chapéu de Marcilom, importante personagem na história do bando, até mesmo uma das esporas da bota de Jararaca, são exemplos do que pode ser visto por lá.

O Museu tem tantas peças ricas e históricas que já contou com visitas importantes, como a professora Claudia Felício da Universidade de Patú, que trouxe seus alunos para conhecer a história regional, e que, mais tarde voltou mostrando grande interesse pela mostra cultural encontrada. Outro presença importante foi o SEBRAE que enviou como representante o senhor Lafaiete Diógenes, que buscava peças do teatro antigo. Este mesmo filmou e arquivou todo trabalho realizado ali.

Todo esse patrimônio cultural pode ser encontrado na Rua São Benedito, Nº 42, no Bairro COHAB, exatamente dentro da casa do seu Fundador, "Lôlo".

Veja uma mostra do acervo do Museu Padrinho Cícero em Fotos:





A Sala de Cipó


Rádio da Marca Sonorous do ano de 1920, doado ao Museu por Cristina Ferreira de Santa Rosa, Município de Apodi.



Candinheiro  de 1890, peça doada por Zé Carretela, tendo sido de um Tio dele o Desembargador Antônio Soares de Assu.


Brasão, Vindo da cidade de Martins - Rn, sendo de Dona Santa Cabral, esta peça pertencia a família Rozena. Peça do ano de 1897.


Almofada de Fazer Renda, foi da senhora Maria Francisca da Conceição do sítio Pau-de-Leite, município de Martins - Rn. Peça do ano de 1901.


Espingarda de Seta, pertencente ao senhor Horácio da Fazenda Carilho do município de Apodi do ano de 1920


Butija de Bronze Branco, pertencente ao senhor Onorato da Fazenda Melancia do município de Apodi do ano de 1780.


Ferro de Engomar, pertencia a Isaura Dendê da Fazenda Comboa, município de Martins-RN. Peça do ano de 1901.


Telefone Manual, doado por Euzomar da Cidade de Encanto - Rn, sendo esta peça, do seu avô, Seu José Clementino, do ano de 1905.


Rádio da marca Jnelga, 1920.


Antiga Maquina de Datilografia, doada por Maria Rodrigues da cidade de Umarizal - Rn, peça que era do seu pai Juvêncio Rodrigues, no ano de 1920.



Pratos de Louças, pertenceram a senhora Sebastiana Delfina do Município de Olho Dagua do Borges, Sítio Caiçara, ano de 1901. Bulhe de Porcelana, pertenceram a dona Maria Biá da cidade de Rodolfo Fernandes do ano de 1910. Bulhe e Açucareiro, da Dona Mirta de Umarizal - Rn, do ano de 1950.

Peças de Lampião


Espora de Jararaca, Baioneta, Cinto de Maria Bonita, Chapéu de Marcilon, Pistola 320, todas peças do bando e da história de Lampião datadas do ano de 1927.



Seu Lôlo, Fundador do Museu. 



Fotos: Heloize Costa
Pesquisa e Edição: Leo Silva

Postar um comentário

0 Comentários